Política

Roberto Muniz atribui greve à "autonomia autocrática" da Petrobras

Reprodução
Para o senador, existe um conflito de interesses entre governo e empresas públicas  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/05/2018, às 09h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em pronunciamento no Senado nesta segunda-feira (28), o senador Roberto Muniz (PP-BA) culpou a "autonomia autocrática" da Petrobras pela crise que culminou com a paralisação dos caminhoneiros.

“Há uma autonomia autocrática que ditou a regra que fez desmoronar não a empresa, mas a economia nacional, fazendo com que a Petrobras se afastasse do seu princípio existencial que é o interesse público”, disse.

Para o parlamentar, existe um conflito de interesses entre governo e empresas públicas, como o que ocorre com a Petrobras: “Muitas vezes, o CEO que lá está agora, o presidente Pedro Parente, para fazer o cumprimento de metas, estabeleceu um ganho de funcionamento da sua empresa, da empresa que ele faz a gestão junto com o conselho, independente dos resultados para o país”.

Muniz também criticou o outro modelo, em que “governos fortes impõem políticas públicas a custa muitas vezes do desequilíbrio nas contas das empresas”. Para ele, a Lei das Estatais (Lei 13.303/2016) foi fundamental para alcançar essa autonomia e a solução para o equilíbrio das contas, porém ainda deixa brechas que podem afetar o interesse coletivo e a segurança nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp