Política

Senador protocola pedido de afastamento de Segovia da Polícia Federal

Reprodução
Segovia é alvo de desconfiança desde que tomou posse em novembro, por indicação da cúpula do PMDB  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 15/02/2018, às 14h53   Redação BNews



O senador da Rede, Randolfe Rodrigues (AP) protocolou um pedido de liminar para afastar das funções o atual diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, na Justiça Federal do Distrito Federal, na quarta-feira (14).

Segovia é alvo de desconfiança desde que tomou posse em novembro, por indicação da cúpula do PMDB.

Na última sexta-feira (9), ele afirmou que as investigações sobre a acusação de propina do presidente Michel Temer devem ser arquivado por falta de provas e ausência de crime, antecipando-se à conclusão de uma apuração que ainda está em curso – há a sugestão de quebra de sigilos de Temer e outros suspeitos.

A investigação é referente ao Decreto dos Portos, um instrumento presidencial que favoreceu empresas do setor.  
O senador lembrou que Segovia tem se encontrado com Temer fora das respectivas agendas oficiais. Em uma dessas reuniões, o presidente estava a poucos dias de responder, por escrito, às perguntas formuladas pelo delegado Cleyber Malta Lopes, responsável pela investigação.

Para Randolfe, o diretor-geral mostra explicitamente que está a serviço de Temer e seus aliados e atua como “advogado” do presidente. “Ao antecipar juízo valorativo sobre investigação que sequer foi finalizada, comportando-se como verdadeiro ‘advogado de defesa’ do senhor presidente da República, chegando ao despropósito de tentar intimidar o delegado que preside o inquérito em desfavor daquela Alta Autoridade, ameaçando-o de punição, o sr. Diretor-Geral inverte por completo o que dele institucionalmente se espera: blinda um investigado ilustre de suas responsabilidades e assedia um membro da instituição que tem por dever representar e zelar pelas funções”, declarou o senador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp