Política

“Brasil precisa reagir, pessoas estão morrendo”, cobra Valmir Assunção

Divulgação
De acordo com Valmir, o governo federal deve reagir e ampliar as investigações e preparar operações para conter o avanço da violência   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/10/2017, às 18h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) se manifestou nesta terça-feira (3) sobre o aumento da violência no Brasil, que atinge 93,8 mil famílias. Atualmente, a Amazônia tem 977 áreas com conflitos. 

“Esse aumento é devido ao fim das políticas agrárias e das decisões desse governo golpista de Michel Temer, que teve o apoio dos ruralistas para golpear a Constituição. Dados divulgados essa semana apontam que nesse ano pelo menos 47 pessoas morreram somente nessas regiões, conforme aponta o Atlas de Conflitos da Amazônia, apresentado pela CPT [Comissão Pastoral da Terra]”, afirmou o deputado. 

De acordo com Valmir, o governo federal deve reagir e ampliar as investigações e preparar operações para conter o avanço da violência no campo, principalmente nessas áreas de conflitos. Segundo os dados da CPT, esse é um dos piores momentos vividos pelos povos da Amazônia. 

Segundo dados divulgados pelo CPT, o Estado que possui mais conflitos de terra é o Maranhão, que chega a 197 casos. Já em relação ao número de famílias afetadas, o Pará é o Estado com maior número, cerca de 20.498 famílias, e tem uma atenção maior à localidade de Anapu - a cidade em que a missionária Dorothy Stang foi assassinada. O CPT informa que não há falta de terras nessas regiões. O documento divulgado aponta que na Amazônia Legal, as terras devolutas somam o montante de 114.897.607 hectares, o equivalente a 13,5% das terras brasileiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp