Política

Há sete meses no cargo, prefeito de Santo Amaro é denunciado ao MP

Publicado em 20/07/2017, às 19h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Santo Amaro, Flaviano Rocha (DEM), é denunciado ao Ministério Público Estadual por indício de crime contra a administração pública. Há sete meses no cargo, o demista será investigado por contratar, com dispensa de licitação, a empresa Derivados de Petróleo Sergy para fornecimento de combustíveis e óleos lubrificantes, no valor de R$1.135.811,10, após ter decretado estado de emergência em 2017. A denúncia é do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, multou o gestor em R$10 mil. Ao analisar o processo licitatório que deu causa a contratação, o relator constatou a ausência de requisitos mínimos indispensáveis para a dispensa de licitação fundamentada em decreto emergencial, “especialmente quando a principal motivação apresentada é um suposto caos administrativo, entre aspas”.

Ainda de acordo com o relatório, “não é possível confundir situação de emergência com um eventual caos na administração pública. Além disso, para que o decreto produza efeitos, é necessário a sua formalização por parte do governo do Estado, o que não ficou comprovado no processo”.

O Ministério Público de Contas também acompanhou a decisão dos conselheiros pela procedência da denúncia e encaminhamento de representação ao MPE para adoção das medidas cabíveis do ponto de vista judicial. Cabe recurso da decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp