Política

Relator na CCJ da denúncia contra Temer conclui parecer

Publicado em 09/07/2017, às 09h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Sérgio Zveiter, relator da denúncia por corrupção passiva contra Michel Temer, já concluiu o parecer que vai apresentar na segunda-feira (10), na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). E, depois de participar do G-20 na Alemanha, o presidente Temer já retornou ao Brasil.
De acordo com o G1, em plena crise, o Brasil teve três presidentes em menos de quatro horas. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, deixou a interinidade depois das duas da tarde, quando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aterrissou voltando da Argentina. O desembarque de Michel Temer, em Brasília, foi no início da noite. E Maia estava lá para devolver o cargo a Temer. Segundo o Palácio do Planalto, a volta antecipada da Alemanha já estava prevista. E o presidente chegou sabendo que as notícias não são favoráveis a ele.
A base aliada, que Temer tanto precisa para barrar a denúncia contra ele na Câmara, está estremecida. O presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati, deu a senha para o partido desembarcar do governo, ao afirmar que Rodrigo Maia, do Democratas, tem condições de unir os partidos e garantir estabilidade ao país. Tasso foi ratificado pelo vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima, que pede pressa na decisão. Tucanos de São Paulo reagiram. José Aníbal, presidente do Instituto Teutônio Villela, pediu cautela.
A projeção de votos declaradamente a favor de temer não é suficiente. Além da oposição, há muito indeciso, todos preocupados com o desgaste político de defender temer. Importantes líderes afirmam que tudo caminha para um inevitável afastamento do presidente. Se isso se confirmar, o sucessor automático é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Democratas. Partido que, aliás, já é visto com desconfiança pelo Planalto. Nesse clima, Maia tenta se preservar. Tomou distância da CCJ.
O senso comum é que os próximos dias serão decisivos. O clima é de apreensão sobre qual será o impacto do relatório na comissão e no plenário da Câmara. Ministros e líderes governistas foram chamados para estar em Brasília domingo (9). Temer reassume a articulação tentando sobrevida no cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp