Política

Prefeitura de Mata de São João rebate posicionamento do Sindae

Publicado em 19/04/2017, às 19h11   Redação Bocão News



Em nota enviada a redação do Bocão News, a prefeitura de Mata de São João rebateu reclamações do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sindae). De acordo com o texto, a insatisfação da população frente ao abastecimento de água é um dos motivadores ao processo de municipalização da água no município.

"Se dependesse da Embasa, não haveria água nas comunidades da Zona Rural nem esgoto na Sede do município. Nesses locais onde a Embasa se recusa a atender à população (são 26 comunidades, a exemplo da Sapiranga, vizinha à Praia do Forte), a Prefeitura, com imenso esforço, vem fazendo o abastecimento de água, assim como executou toda a rede de esgoto hoje existente da Sede do município", diz o texto.

A prefeitura alega que o serviço de água e esgoto de Mata de São João é rentável. "Teremos recursos para operar, manter e ampliar o sistema, inclusive por meio de captação de recursos no sistema financeiro; não pretendemos terceirizar nem, muito menos, privatizar a água e o esgoto em Mata de São João e sim prestar um melhor serviço por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento - EMAS", esclarece.

A nota do Executivo local também alega que empreendimentos estão paralisados. "A Embasa se recusa a fornecer água e esgoto para esses. Isso resulta em menos arrecadação e menos oportunidades de emprego e renda para a população. Há dez anos cobramos da Embasa que cumpra as obrigações do contrato de concessão, sem sucesso. Renovar esse contrato com a Embasa significa ficarmos reféns por mais vinte anos dessa empresa que não responde a nossas solicitações e desvia para outros municípios o lucro obtido aqui em Mata de São João", informa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp