Política

PEC do teto dos gastos fere a Constituição, avalia Chico Alencar

Publicado em 16/11/2016, às 10h18   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Chico Alencar, avalia que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos fere a legislação brasileira. Aprovada na Câmara e em tramitação no Senado como PEC 55, o texto é considerado pelo governo Michel Temer como a principal medida para retomar o equilíbrio das contas públicas.

"Essa PEC fere a Constituição. Você congelar os investimentos na educação, saúde, área social, por 20 anos é um retrocesso absurdo. O problema do Brasil é de arrecadação e gestão dos recursos aplicados, não dos gastos sociais. Não estão falando das mordomias no Executivo, Judiciário, que não respeitam o teto constitucional. Isso é algo escandaloso. É aquela história do ajuste só para os de baixo e progresso para os de cima", afirmou o socialista em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na Metrópole FM, na manhã desta quarta-feira (16).

O parlamentar ainda comentou a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O atual presidente Rodrigo Maia (DEM), em mandato tampão, tenta articular um parecer que possibilite sua candidatura à reeleição, mas tem estimulado críticas de aliados que também desejam o cargo. "A presidência da Câmara é um cargo poderoso, é um canhão político, é uma força até econômica", considerou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp