Política

Nova fase da Adutora do Algodão leva água para mais de 45 mil baianos

Publicado em 05/11/2016, às 23h46   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa inaugurou, neste sábado, a Adutora do Algodão, em Caetité. De acordo com o governo, a obra amplia a oferta de água para mais de 46 mil baianos que vivem na região. Também foram entregues um armazém para agricultores familiares, máquinas agrícolas, uma praça academia da saúde e a pavimentação em ruas da cidade. Também participaram do evento os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cassio Peixoto, de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e da Agricultura (Seagri), Vitor Bonfim.
Depois de visitar uma das estações elevatórias do sistema que traz a água do Rio São Francisco para a região, Rui Costa ressaltou que a segurança hídrica é o grande objetivo do empreendimento e recebe um reforço importante com essa inauguração. 
“O que muitos não acreditavam que acontecesse um dia nessa região, hoje nós estamos realizando. Estamos garantindo água, e água com qualidade. Algo caro, trabalhoso, mas absolutamente necessário para dar segurança hídrica para essa região. A vida humana e qualquer atividade precisam de água para acontecer".
Somente nesta etapa da adutora foram investidos R$ 32 milhões. A estrutura com sete estações elevatórias, três reservatórios e aproximadamente 90 quilômetros de tubulação adutora formam a primeira fase do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Caetité/Maniaçu, levando água do Rio São Francisco para a sede de Caetité e os distritos de Maniaçu, Lagoa de Dentro, Lagoa de Fora e Morrinhos. O sistema tem capacidade ainda para atender às inúmeras localidades situadas ao longo da área de influência da adutora. A continuidade da obra, com a construção da terceira fase da Adutora do Algodão foi anunciada pelo governador Rui Costa. A nova estrutura vai levar água de Caetité até Ibitira, com investimento previsto de R$ 35 milhões. O titular da SIHS, Cássio Peixoto, destacou a importância da obra. "Água é saúde e vida. Estamos cumprindo o que está na Constituição, a água é um direito de todos e buscamos garantir isso fielmente".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp