Política

Lídice, Otto e Muniz confirmarão votos contrários ao impeachment de Dilma

Publicado em 31/08/2016, às 10h20   Luiz Fernando Lima*


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores baianos Lídice da Mata (PSB), Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP) declararam votos contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Os três confirmarão isso tão logo a sessão seja iniciada às 11h desta quarta-feira (31).

Os partidos dos três senadores se posicionaram favoráveis ao impeachment e nenhum dos três têm garantias futuras de permanência nas legendas, contudo, acreditam que não haverá retaliações devido a relação que têm com o estado e as direções nacionais tendem a relevar o voto contrário à orientação.

Embora sejam três, o placar antecipado da conta de que ao menos 59 votarão pela cassação e inabilitação para ocupar ou concorrer a cargos públicos por oito anos de Dilma Rousseff. A presidente afastada nem chegou a desempacotar as caixas que levou do Palácio do Planalto para o da Alvorada quando foi afastada no início de maio. Os assessores próximos já retiram também os pertences da residência oficial.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, abrirá a sessão com a pergunta objetiva sobre a responsabilidade da presidente petista aos crimes dos quais ela é acusada e os senadores votarão “sim” ou “não”, sendo a primeira opção para condenar.

O rito será rápido e a expectativa é que tão logo seja anunciada a cassação o documento histórico será encaminhado ao presidente interino Michel Temer (PMDB), que tomará posse no Congresso Nacional em cerimônia rápida. Ele embarca às 16h30 para China. O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) assume à presidência nos próximos dias.

A reportagem do Bocão News acompanha este sexto e último dia de processo final do julgamento da presidente atadas Dilma Rousseff.

*Informações diretas de Brasília

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp