Política

Deputada quer transformar 2 de Julho em data nacional

Publicado em 29/06/2011, às 15h52   Redação Bocão News



Projeto de Lei da deputada Alice Portugal (PCdoB-Ba) que tramita no Congresso propõe que a data da independência da Bahia, 2 de Julho, transforme-se em data do calendário nacional, sendo comemorada não apenas pelos baianos, mas por todos os brasileiros. A justificativa da parlamentar é que a batalha de 2 de Julho de 1823 consolidou a independência do Brasil, decretada um ano antes, em 7 de setembro de 1822. Apesar disso, a data baiana ainda não goza do reconhecimento nacional.

A proposta da comunista baiana foi aprovado por unanimidade na Câmara e passou por todas as comissões do Senado, mas há dois anos aguarda ser incluído na pauta de votação da casa. Segundo Alice Portugal, o projeto sofre resistência pela falta de conhecimento dos parlamentares sobre a importância do episódio para a história nacional.

Alice confia na mobilização popular e nos senadores baianos para tornar sua proposta uma realiadde e fazer justiça à verdadeira independência brasileira, já que a luta popular responsável por expulsar os portugueses definitivamente do território brasileiro se deu na Bahia.

Senador - Os senadores baianos Walter Pinheiro (PT), João Durval (PDT) e Lídice da mata (PSB) propuseram a realização no Senado Federal de uma sessão especial, que acontece na manhã da segunda-feira (4),  para marcar a data da Independência da Bahia. Quando deputados, Pinheiro  e Lídice apresentaram projeto propondo a transferência simbólica da capital federal para a Bahia no 2 de Julho, buscando com isso recuperar a importância histórica do evento para a consolidação da independência do Brasil.
Apesar dessa articulações, os parlamentares federais não conseguiram, até hoje, resgatar a data histórica da Bahia que denominava o aeroporto internacional de Salvador que, desde a morte do então deputado federal Luís Eduardo Magalhães, em 1998, passou a carregar o nome do parlamentar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp