Política

Vereadores oposicionistas defendem votos contrários ao relatório do PDDU

Publicado em 10/06/2016, às 10h41   Tamirys Machado



O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) é apreciado na manhã desta sexta-feira (10) em uma Comissão Conjunta na Câmara Municipal de Salvador. O colegiado especial é composto pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização; Planejamento Urbano e Meio Ambiente; e de Constituição e Justiça.
Três vereadores apresentaram votos em separado e fizeram a defesa durante a sessão. Everaldo Augusto (PCdoB) argumentou que o PDDU “não leva em conta as características da cidade, as intervenções do Governo do Estado nos últimos anos, sobretudo de mobilidade urbana”. Em seu voto, o vereador destacou que o Plano é “desconectado da cidade e promove um apartheid geográfico por não fazer um debate sobre a integração de Salvador com a Região Metropolitana de Salvador. É impossível planejar sem levar em conta esses aspectos do município”, disse o edil. Ele defendeu que é preciso mais tempo para fazer o debate. 
Já a lider da oposiçao na Casa, Aladilce Souza (PCdoB), questionou a tramitação do processo, reclamando que o presidente da Casa extrapolou suas competências. “O regimento diz que as matérias complexas são necessárias um estudo conjunto, o parecer não é dado por uma comissão conjunta. O presidente designou um relator e extrapolou suas competências”, disse. 
Silvio Humberto (PSB), outro oposicionista no Legislativo, disse que o parecer apresenta problemas conceituais em relação a raça e etnia. “Quais mecanismos serão disponibilizados para garantir a questão da igualdade?”, questionou. Outra questão pontuada pelo edil foi relacionada às emendas rejeitadas pelo relator. Conforme Silvio Humberto, “não há espaço para nenhum tipo de emenda e o relator não pode cecear o direito dos edis de apresentar as emendas”, pontuou.
Até o momento, o PDDU foi aprovado na CCJ por 4 votos a favor do relatório de Leo Prates (DEM) e 2 contrários. A previsão de votação em plenário é para o dia 15 de junho, no entanto, o Plano Municipal de Educação está sobrestando a pauta. 
Notícias relacionadas:
Everaldo Augusto pede vista do parecer do PDDU na Câmara de Salvador
PDDU: Silvio Humberto vota contra e condena falta de atenção à diversidade
PDDU: Tinoco diz que pareceres da oposição não convenceram
PDDU: Everaldo apresenta voto contrário e critica falta de secretários no debate
Em voto separado, Aladilce aponta falhas na tramitação do projeto do PDDU
Prates minimiza pedido de vista da oposição: “já era esperado”
PDDU não mostra caminho para melhor arrecadação de Salvador, critica Aladilce
Apenas 6 dos 43 vereadores participaram das duas audiências de leitura do PDDU

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp