Política

Topa: ex-secretário de Paulo Souto pode assumir Secretaria Estadual de Educação

Publicado em 16/02/2016, às 15h07   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)



Alvo de especulações desde o início da gestão de Rui Costa, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto está de malas prontas. Embora seja criticado internamente pela “falta de organização” da pasta, o que corre é que o próprio Barreto pediu para sair. O desgaste somada a uma série de fatores que ainda não vieram a público e talvez não venham colaboram para uma saída tranquila.
Para seu lugar, Rui Costa já abriu conversas com um antigo conhecido do segmento Educação. Inclusive, o mais cotado para assumir o cargo foi secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação na gestão do ex-governador Paulo Souto, entre os anos de 2003 e 2006.
Rafael Lucchesi é economista, professor universitário e tem vasta experiência em Educação. Atualmente, é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O programa Educar para Transformar é um dos carros chefes do governo Rui Costa ao lado das intervenções de infraestrutura e das encostas em Salvador. A última respaldada por uma necessidade  objetiva e que cumpre, como poucas outras, uma função política eleitoral interessante para o petista na rivalização com o prefeito ACM Neto em Salvador.
O Topa, programa defendido com unhas e dentes pela gestão de Jaques Wagner, permanece sendo tocado, mas saiu dos holofotes em nome do projeto maior. 
A secretária está sob a tutela de Barreto desde 2009. Assumiu o lugar de Adeum Sauer para “tapar buraco”, mas acabou se consolidando. A sua saída, como foi dito, já era especulada há algum tempo e agora, ao que tudo indica, deve ser efetivada.
Resta saber como Lucchesi será recepcionado dentro de uma estrutura onde a divisão política está enraizada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp