Política

João Bacelar pode ganhar presidência de CPI contra governo criada por Cunha

Publicado em 31/01/2016, às 06h52   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O deputado federal baiano João Carlos Bacelar (PR) pode ganhar a presidência de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que será criada pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB).
De acordo com a coluna Satélite do jornal Correio, Cunha já decidiu instalar duas novas CPIs contra o Palácio do Planalto logo após o retorno dos trabalhos no Congresso, marcado para a próxima terça-feira (2). Uma dela é volta a investigar o esquema de corrupção e fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda e que está na mira da Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal e Procuradoria da República.
Segundo a publicação, Cunha quer que um integrante da sua tropa de choque na Casa fique com a presidência e o mais cotado seria o deputado João Carlos Bacelar.
Ao mesmo tempo, o presidente da Câmara assegurou à bancada tucana apoio para criação de uma CPI com foco exclusivo nas investigações da Bancoop. Nos dois casos, o alvo real é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve um dos filhos, Luís Cláudio, enrolado com a Zelote e é suspeito de ocultar a propriedade de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, bancado pela construtora OAS.
Com o plano de ataques simultâneos e sem tréguas contra o governo, Eduardo Cunha vislumbra uma chance de reduzir o cerco imposto a ele pelo Planalto e a Procuradoria-Geral da República. Ao estimular o “Fora, Cunha”, o governo conseguiu desviar parte da pressão sobre a presidente Dilma. 

Publicada no dia 30 de janeiro de 2016, às 7h40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp