Política

Indústria brasileira está na lanterna mundial em produção no 3º trimestre

Publicado em 28/12/2015, às 09h58   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Brasil está na lanterna da indústria global, após a produção do setor registrar o pior desempenho no terceiro trimestre entre mais de 130 nações, que representam 95% da indústria no mundo.  A indústria brasileira recuou 11% em relação ao mesmo período do ano passado. No fechado do ano, a queda deve ser de cerca de 8%.

O estudo foi feito pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi ) com base em dados reunidos pela Unido, órgão das Nações Unidas que também estuda o desenvolvimento industrial.

O resultado brasileiro é muito pior que a média da indústria global, que subiu 2,7% na mesma comparação. Nos países desenvolvidos, a produção industrial se recupera da crise e cresceu 1,2% no terceiro trimestre, enquanto nos países em desenvolvimento a alta foi de 5%.

A América Latina tem o pior desempenho por região (-3,2%). Na América do Norte, houve alta de 1,8%, e, na Europa, de 2%. Na África, onde a indústria é incipiente, houve estagnação (0,1%).

Os países latino-americanos tiveram uma fraca performance, mas nada se compara ao Brasil. No Peru e na Colômbia, as quedas foram de 3,2% e 0,3%, respectivamente. A Argentina ficou estável. Chile e México são exceções com resultados positivos. A Unido não inclui a Venezuela em seu levantamento.

"O tombo da indústria brasileira é enorme, com uma crise conjuntural e estrutural", afirmou David Kupfer, coordenador do grupo de indústria do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. 

Publicada no dia 27 de dezembro de 2015, às 19h41 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp