Política

Jaguaquara: poço artesiano não funciona por falta de energia elétrica

Publicado em 06/11/2015, às 17h40   Redação Bocão News (@bocaonews)



Apesar de concluído há quatro anos, um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) construído pelo programa Água para Todos, do governo estadual, em Jaguaquara, Sudoeste baiano, não funciona desde a finalização da obra por causa da falta de energia elétrica para alimentar a rede. De acordo com o site Itiruçu Repórter, ao menos dez famílias estão prejudicadas pela falta de água.

O sistema, de acordo com a publicação, contém bombas, dessalinizador, três tanques com capacidades de 30 mil litros, além do poço artesiano com boa vazão de água. A ligação da energia estaria sob responsabilidade da prefeitura local. “Enquanto isso, nós temos água na porta de casa, mas não podemos usar”, disse um morador ao site. O poço foi construído na comunidade de Colônia Fortaleza, às margens da BA-250, na divisa com Itiruçu.

A reportagem procurou o prefeito Giuliano Martinelli (PP). Por meio da assessoria, o gestor confirmou que o start do sistema é de responsabilidade da prefeitura. De acordo com Martinelli, a Secretaria de Agricultura local solicitou “esta semana” que a Coelba fizesse a ligação do sistema elétrico. No entanto, a gestão não soube informar prazos para que o sistema comece a funcionar. A empresa de energia elétrica está verificando se a solicitação foi realizada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp