Política

Tinoco diz que cobrança no terminal de Madre de Deus prejudica soteropolitanos

Publicado em 03/10/2015, às 09h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Claudio Tinoco (DEM) disse, nesta sexta-feira (2), que a cobrança de taxa pelo uso do terminal marítimo de Madre de Deus prejudica os soteropolitanos.  A partir dessa quinta-feira (1°), o equipamento passaria a ser administrado, por concessão, pela Sinart e uma taxa de embarque no valor de R$ 0,60 seria cobrada dos passageiros e R$ 1,00 para atracação de embarcações. 
No entanto, a prefeitura de Madre de Deus resolveu suspender, temporariamente, a cobrança após reação negativa dos moradores do município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e das ilhas do arquipélago. "Esse terminal de Madre de Deus não atende somente moradores de lá, mas, principalmente, das ilhas pertencentes a Salvador, como Bom Jesus dos Passos e Frades/Paramana. São estudantes, trabalhadores e idosos que usam esse terminal diariamente", reclama Tinoco. 
O democrata defende a isenção do uso do terminal, que por estar instalado na Baía de Todos-os-Santos deve ter um caráter de uso comum por todos os municípios que o circundam. Segundo o vereador, o equipamento tem movimento predominantemente intermunicipal e deveria, inclusive, ser de responsabilidade da Agerba, que tem finalidade de regular e fiscalizar todos os terminais no Estado. 
"É um absurdo. Os moradores afirmam que não houve consulta à população, firmando esse contrato sem realizar ao menos uma audiência pública. Defendemos a taxa livre para os moradores das Ilhas, assim como ocorreu com os moradores do entorno da praça de pedágio da Estrada do Coco. Vamos entrar nesse luta e não aceitaremos que os moradores de Salvador e das ilhas tenham que pagar para o uso de um terminal que é seu único ponto de chegada e saída do continente. Estou acionando a Associação de Moradores de Paramana, a todos os amigos de Bom Jesus dos Passos e vamos fazer uma grande mobilização", afirmou. 
Leia mais:

Publicada originalmente às 15h do dia 2 de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp