Política

Senadora convoca colegas a combater abuso de crianças

Publicado em 11/05/2011, às 21h28   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em discurso no Senado nesta quarta-feira (11), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), afirmou que os senadores devem voltar suas atenções para a defesa das crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual. Ela lembrou que na próxima quarta-feira (18) se celebrará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na data, ocorrerá no Palácio do Planalto a entrega do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Também estão previstas a entrega das contribuições do Comitê para o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; o lançamento da edição atualizada da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescente; e o lançamento do caderno temático "Direitos Sexuais são Direitos Humanos".

Após a solenidade haverá uma carreata com a caravana Siga Bem Criança. O trajeto se encerrará na Esplanada dos Ministérios, onde ocorrerá show da banda Atitude Feminina.

Números - Lídice da Mata destacou o trabalho na Bahia do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca), no combate ao abuso sexual de crianças e adolescente, lembrando que o trabalho da entidade encorajou os baianos a denunciarem os casos envolvendo exploração sexual de menores.

Segundo dados do serviço telefônico Disque 100, informou a senadora, desde maio de 2003 até março deste ano, foram feitas mais de 63 mil denúncias de abuso. A Bahia é o estado que registra mais ligações (7.708), seguido por São Paulo (7.297) e Rio de Janeiro (5.563).

De acordo com Lídice, em 2010 foram registrados 12.487 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. No primeiro trimestre deste ano, já houve 4.205 casos, sendo a maioria das vítimas do sexo feminino.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp