Política

"Farra" da Embasa sob enxurrada de críticas

Publicado em 11/05/2011, às 18h59   Ivana Braga



A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) está sob o fogo cruzado da oposição. O aniversário de 40 anos da empresa, que já rendeu uma enxurrada de críticas devido ao sigilo quanto ao valor do show da cantora Daniela Mercury na Concha Acústica, no sábado (7), voltou ao cenário com o show, conforme foi adiantado pelo Bocão News, da cantora Margareth Menezes.

O deputado estadual Bruno Reis (PRP) voltou a bater no novo show que acontece sábado (14), no Wet'n Wiild para diretores e funcionários da empresa. Em discurso na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (11), o parlamentar cobrou informações sobre o valor da nova contratação e disse que "se este fosse um governo sério, a direção da Embasa já estaria demitida". Reis chamou o presidente da empresa, Abelardo Oliveira, de "irresponsável".

Ainda indignado com a negativa da Embasa em informar o pedido da oposição sobre o valor dos gastos da empresa com patrocínios e cachês, o parlamentar disse que a direção age com “insanidade”, já que, no momento alega falta de recursos financeiros para investimentos na ampliação da rede de abastecimento no estado, mas está investindo milhares de reais em patrocínios que não lhe rendem absolutamente nada em termos de conquistar novos consumidores.

Para Bruno Reis, esse "festival de patrocínios" é uma verdadeira farra com o dinheiro público e desrespeito ao consumidor que terá que pagar a conta, lembrando mais uma vez o fato de a empresa ter reajustado a tarifa de água em quase 14%, percentual muito acima da inflação oficial do governo.

Outro que se mostrou indignado com a farra patrocinada pela Embasa foi o deputado Targino Machado, líder do bloco parlamentar PSC/PTN, na Assembleia, que também criticou repasse de R$ 310 mil à prefeitura de Feira de Santana, a título de patrocínio da micareta da cidade.

De acordo com Machado, ele não é contra o investimento em atrações culturais em eventos, mas entende que a empresa está desviando sua finalidade e deveria investir na melhoria do sistema de abastecimento e saneamento básico do estado. “Se não há orçamento para colocar água em todas as casas, bairros e municípios, por que desviar dinheiro para pagar Chiclete com Banana? O que isso acrescenta para a empresa? questionou o deputado.

Ele também lembrou o reajuste solicitado pela Embasa que quer aumentar a conta do consumidor em 13,82%, bem acima da inflação, valor que supera o reajuste concedido aos funcionários públicos. "Diziam eles, que defendiam o aumento, que a Embasa precisa fazer caixa. Quem precisa fazer caixa não pode estar fazendo a cortesia com o chapéu dos outros. O governo do estado tem dinheiro suficiente para fazer esse tipo de investimento, como a Cultura, por exemplo”, alfinetou Targino Machado.

Esclarecimentos - Na condição de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) apresentou relatório favorável ao requerimento que solicita esclarecimentos da Embasa sobre patrocínios dados à micareta de Feira de Santana e à contratação da cantora Daniela Mercury para o show em homenagem aos 40 anos da empresa.

O requerimento, que foi rejeitado na terça-feira (10) pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia, precisa ainda passar pela análise da Mesa Diretora, após o pedido de vistas pelo 3º secretário, deputado Álvaro Gomes (PCdoB). No entanto, o peemedebista confia que a Mesa Diretora vai aprovar a solicitação, por entender que é função do Legislativo fiscalizar e zelar pela transparência de todos os atos que envolvem o dinheiro público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp