Política

Na cadeia, Fernando Baiano distribui bíblias e emagrece mais de dez quilos

Publicado em 11/09/2015, às 13h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O lobista Fernando Soares, o Baiano, que fechou acordo de delação premiada na quarta-feira (9), ficará preso na sede da Polícia Federal em Curitiba por, pelo menos, mais dois meses, segundo pessoas próximas à sua defesa. A informação foi publicada pelo jornal Folha nesta sexta-feira (11). Dos dez meses em que está preso, Baiano passou quase seis deles no Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais (PR).
Segundo o jornal, no início de seu período na prisão, o lobista mostrava-se firme no propósito de não fazer uma delação, mantinha rotina diária de exercícios físicos e esforçava-se para agradar os companheiros. "Sempre que chegavam presos de uma nova fase da operação era ele quem fazia as honras da casa e explicava como o presídio funcionava", conta um agente da PF.
Uma situação que ilustra o comportamento prestativo de Baiano aconteceu dois meses após ele chegar ao CMP. O sinal da televisão de sua cela não estava bom, e ele conseguiu melhorá-lo com uma espécie de adaptador. No dia seguinte, não teve dúvidas. Em encontro com o correspondente de seus advogados, pediu que ele comprasse 50 peças iguais para os companheiros.
Ainda segundo o jornal, um advogado que defendeu o lobista contou que logo que ele chegou ao presídio pediu a compra de 50 bíblias para distribuição aos presos. O operador não era religioso, segundo amigos, mas frequentou os cultos evangélicos do presídio, o que teria estimulado a iniciativa.
Nos últimos meses, segundo pessoas que têm contato com Baiano, ele deixou de fazer exercícios físicos, emagreceu mais de dez quilos e passou a falar da família com frequência. Um dos principais assuntos é o filho mais novo, que passou a falar a palavra "papai" no ano em que ele passou preso, segundo relatou uma pessoa ligada ao lobista.
Nos meses em que está preso, a visita mais frequente e quase semanal que Baiano recebe é a de seu irmão Gustavo Soares, que esta à frente de sua defesa com os advogados. A esposa e a mãe chegaram a vê-lo.

Publicada originalmente às 6h30 do dia 11

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp