Política

Laranja de Yousseff aponta pagamentos da Odebrecht em Hong Kong

Publicado em 21/07/2015, às 08h22   Redação Bocão News



Um dos laranjas de Alberto Youssef, o doleiro Leonardo Meirelles, confirmou à Polícia Federal que a Construtora Norberto Odebrecht usou a lavanderia de dinheiro mantida por eles, em Hong Kong, e citou uma suposta dívida de US$ 7,5 milhões da empreiteira com o esquema, de acordo com informações do jornal Estadão.
Interrogado no dia 17 pelo delegado da Polícia Federal Eduardo Mauat da Silva, Mereilles indicou quais movimentações feitas na conta controlada por ele, em nome da offshore RFY Import & Export Ltd, em Hong Kong, foram feitas para lavar dinheiro ilícito. Parte desses valores seria originária da Odebrecht. “Youssef possuia um controle sobre essas operações, observando que o mesmo vinculou os depósitos ao pagamento de uma dívida maior de 7,7 milhões de reais a serem pagos no exterior pela Odebrecht”, registrou a PF na transcrição do depoimento de Meirelles.
Meirelles, que está condenado por ser usado como laranja de Youssef nas operações de lavagem de dinheiro desviado da Petrobrás, confirmou que ‘as contas mantidas pela RFY Import e Export Ltd receberam diversos depósitos ordenados por Alberto Youssef, tendo este lhe informado que se tratavam de pagamentos ilícitos’.
Ainda em depoimento, ele apontou como contato de Youssef na Odebrecht uma pessoa conhecida como ‘Naruto’. Segundo revelou Rafael Ângulo Lopes – carregador de malas de dinheiro do esquema que entregava os números de contas e buscava os comprovantes nas sedes da empreiteira – ‘Naruto’ é o apelido de Cesar Ramos Rocha. Ele, o presidente da construtora, Marcelo Bahia Odebrecht, e outros executivos estão presos pela Lava Jato desde o dia 19 de junho e devem ser indiciados ainda hoje pela PF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp