Política

Proposta busca expor vereadores “sem palavra”

Imagem Proposta busca expor vereadores “sem palavra”
Documento pretende registrar acordos feitos em reunião de líderes  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/05/2011, às 17h40   Daniel Pinto




A reunião de líderes da Câmara Municipal de Salvador ratificou, nesta segunda (2), o compromisso de intensificar a tramitação de projetos e enxugar a pauta da Casa. Ao final do encontro, Joceval Rodrigues (PPS) propôs que um documento fosse elaborado para garantir o acordo firmado entre oposição e situação. A ideia é que, após decidir a pauta de votação, cada vereador assine uma espécie de ata.

“Muitas vezes é feito um acordo no colégio de líderes, mas muda tudo quando chega ao plenário. O objetivo não é constranger ninguém, mas sim que haja um documento de registro para que os acordos sejam cumpridos”, destaca Joceval, que garante já ter o apoio de Alcindo da Anunciação (PSL), considerado um dos mais polêmicos do Legislativo.

O vereador Everaldo Bispo (PMDB) ainda não conhece os pormenores da proposta, mas acredita que o documento servirá para mudar o comportamento de alguns parlamentares. “Vai ser bom para formalizar os acertos. Também vai servir para ajudar aqueles que têm memória curta. Hoje, tudo é feito verbalmente e quase sempre não dá certo”, ironiza o peemedebista.


No entanto, Vânia Galvão (PT) lembrou que o documento não terá peso jurídico. “É importante destacar que nós, da minoria, sempre cumprimos tudo o que acordamos. Agora, essa ferramenta é mais uma formalidade, já que muitas vezes o que muda o ‘jogo’ é uma decisão política”.


A próxima sessão ordinária na Câmara Municipal acontece nesta quarta (4). E já existe acordo para votar pelo menos três projetos não polêmicos de cada um dos 41 vereadores.

Será uma boa oportunidade para verificar quem, de fato, tem palavra.

Fotos: Roberto Viana/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp