Política

Professores em greve protestam contra governador e seguranças intervêm

Publicado em 09/07/2015, às 18h16   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)



Durante a assinatura de convênios entre o governo do estado e 113 prefeituras para o programa Todos Pela Educação (TOPA), na tarde desta quinta-feira (9), um tumulto chamou a atenção logo ao final do discurso do governador Rui Costa. Antes de terminar, Rui foi interrompido por docentes de Universidades Estaduais. Os professores queriam mostrar a pauta de reivindicação da categoria, que está em greve desde o dia 28 de maio.

Um deles começou a gritar e tentou subir no palco onde estava o governador, mas foi impedido pelos seguranças do chefe do Executivo. Chegou a tropeçar e foi segurado por outros professores, tentando evitar confusão.

O governador chegou a disparar: “você vai gritar ou vai falar comigo?” Rui Costa terminou rapidamente a fala e desceu para conversar com os docentes. Foram levados para fora do auditório e em uma conversa rodeado de seguranças ouviu as reivindicações da categoria.

A greve de professores de ensino superior afeta 23 universidades federais de 17 estados e o Instituto Federal do Piauí. Dentre as principais reivindicações dos professores são a revogação do decreto 12.583, de fevereiro, que restringe o orçamento da universidade e proíbe a contratação de professores substitutos. O governador explicou que as universidades estaduais foram as únicas entidades que não tiveram orçamento alterado em 2015, por conta da crise financeira e prometeu atentar para todas as reivindicações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp