Política

Portugal diz estar "totalmente limpo" em contrato com Educação

Publicado em 05/02/2015, às 18h53   Emerson Nunes (@emenunes)




O secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal (PT), afirmou estar "totalmente limpo" no impasse que envolveu um contrato entre a Secretaria Estadual de Educação (SEC) e a Abaís Conteúdos Educativos & Produção Cultural Ltda, empresa de sua propriedade.  O Ministério Público chegou a ser acionado para investigar o contrato que forneceu a quantia de R$ 1.591.774,80 para realização de aulas para alunos do 3º ano da rede pública como preparação para o Enem em 2012. "O Ministério Público foi acionado e verificou que eu estou absolutamente limpo nesse caso. Minha história me garante", disse durante entrevista ao Se Liga Bocão na Itapoan FM, nesta quinta-feira.
Fundador do PT, mas que achou "que não estivesse mais no partido", por não ter feito a refiliação, afirmou também que o seu primeiro projeto apresentado ao governador Rui Costa (PT) será o Museu da Imagem e do Som. "Nós precisamos de um museu da imagem e do som na Bahia e nós não temos isso. Essa será uma das primeiras coisas que serão colocadas na mesa do governador Rui Costa. Esse museu vai transmitir às novas gerações aquilo que é o nosso passado glorioso. A quebra de paradigmas e quando entraram os gênios para servir a todos nós. Não tem como pensar cultura sem pensar em educação".
Questionado se o museu será na mesma linha do Museu do Som, que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), prometeu para a capital, Portugal afirmou ter amizade com o gestor municipal e que poderia procurá-lo para conversar a respeito do projeto. 
Portugal fez elogios aos antecessores na pasta. "Eu já chego com a cama pronta para ter um sono mais tranquilo. Antes os eventos culturais eram muito concentrados. Márcio Meireles e Albino Rubim fizeram a territorialização da Cultura e isso ajudou bastante. Eu quero levar mais cultura para as pessoas que são agentes e são consumidoras", afirmou.
Jorge Portugal lança oficialmente nesta quinta-feira, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, o projeto "Grito de Carnaval", que terá shows de Ninha, do compositor J. Velloso, da Orquestra Iemanjá, de Cacau do Pandeiro e da sambista Claudete Macêdo. "Eu estou resgatando a tradição carnavalesca, que foi da minha infância em Santo Amaro, hoje no Pelourinho. Vamos entupir aquela praça", concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp