Polícia

VÍDEO: Jerônimo Rodrigues vai ao encontro do MST: “Não há crime nenhum do movimento”

Daniel Violal / Divulgação / MST
O governador esteve na concentração da Marcha Estadual do MST pela Reforma Agrária, em Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Daniel Violal / Divulgação / MST
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 10/04/2024, às 10h34



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou, na noite da última terça-feira (9), a concentração da Marcha Estadual do MST pela Reforma Agrária, em Feira de Santana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esta é a primeira vez que o chefe do Executivo baiano visita o início da marcha. Nas edições anteriores, o movimento era recebido pelo então governador na chegada a Salvador. Neste ano, a previsão é de que os integrantes do MST cheguem à capital baiana no próximo 17 de abril.

Em seu discurso, Jerônimo Rodrigues destacou a importância da Marcha promovida pelo MST e revelou que tem dialogado com representantes de seu secretariado para adotar iniciativas para os trabalhadores do campo.

“Eu vim aqui fazer esse gesto. Um gesto de quem sabe a importância dessa caminhada. Cada dia, cada quilômetro que vocês darão até Salvador é uma representação da resistência, da esperança e da fé”, disse.

“Não há crime nenhum do movimento em marchar em defesa Reforma Agrária, em defesa da educação no Campo e da Saúde de cada um. Ontem conversei com Jonival, Adolfo, Osni e Leandro, para que possa fazer o desenho da pauta para que as secretárias possam avaliar o que andou e para que possa juntos avaliar o que vamos olhar para sempre”, acrescentou.

O governador da Bahia ainda se mostrou disponível para manter o diálogo com o MST e ainda pediu apoio do movimento para as eleições municipais deste ano.

“A caminhada de vocês é sagrada e fica o meu compromisso para que em Salvador eu possa receber vocês. Fiquem certo, nós trouxemos o presidente Lula de volta. Mas é preciso que aquele voto que demos em 2022, para voltar o presidente, para manter o deputado Valmir. Tudo isso tem uma motivação para gente. O Movimento quer ser ouvido, quer construir propostas e é fundamental que essa marcha faça o recado chegar no presidente Lula”, disse.

“Eu sou um governador que tem a cara, a história de vocês e eu não vou trair a nossa história. É fundamental que neste ano, ano eleitoral, para que a gente possa fazer boa escolha de prefeitos, vice, vereadores, não podemos brincar com o voto; o Brasil brincou com o voto em 2018 e olhar no que deu… eles desmancharam nossas políticas e ameaçaram nossa democracia. Lula volta com o papel de reconstruir e reintegrar. Tenho muita confiança no MST, na pauta que o movimento tem e sei muito bem respeitar”, finalizou.

A Marcha Estadual do MST pela Reforma Agrária conta com a participação de aproximadamente 3 mil trabalhadores Sem Terra. Eles deixaram Salvador na última terça-feira (9) em direção a Salvador. O ato conta com a participação de acampados e assentados de todo o Estado e tem como objetivo chamar a atenção para a importância de políticas de reforma agrária, crédito, habitação e produção de alimentos saudáveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp