Salvador

Policiais acusados de tentar extorquir empresário em Salvador são demitidos

Publicado em 19/07/2017, às 07h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Dois policiais civis foram demitidos e outro teve a aposentadoria cassada após serem acusados de tentar extorquir R$ 70 mil de um empresário do ramo de reciclagem de materiais em Salvador, de acordo com publicação feita na edição desta terça-feira (18), do Diário Oficial do Estado (DOE). A demissão acontece após o crime completar nove anos.
Foram demitidos o agente Josemário Antônio dos Santos e o inspetor Eduardo Jorge Mendonça Nascimento. Já o ex-investigador Valter Santana Santos foi punido com a cassação da aposentadoria.
Segundo o Diário, as medidas foram tomadas com base em recomendações da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Outro policial civil, já falecido, e um sargento reformado da Polícia Militar foram absolvidos, também por orientação da PGE.
A investigação aponta que os policiais teriam extorquido o empresário para não apreender produtos de propriedade dele que teriam sido adquiridos de forma ilegal e também para não prender o dono das mercadorias por receptação.
- O caso ocorreu em março de 2008 e os policiais foram presos em flagrante, no bairro de Águas Claras, por extorsão e formação de quadrilha. Os agentes foram flagrados quando retiravam uma carga de ferro-velho do local, após o empresário não ter entregue o dinheiro solicitado. Eles foram denunciados pelo próprio empresário, que negou que a mercadoria tivesse procedência ilícita.
Em 2014, Josemário, Eduardo e Valter foram condenados a cinco anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto. Segundo o G1, eles recorreram, mas tiveram o recurso negado. Valter, por sua vez, foi absolvido da acusação pela Justiça. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp