Polícia

Saiba quem são os três novos criminosos inseridos no Baralho do Crime

Divulgação | SSP-BA
Tio Chico, Porquinho e Thubi foram inseridos no naipe de 'Paus'  |   Bnews - Divulgação Divulgação | SSP-BA
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 16/04/2024, às 17h53 - Atualizado às 18h06


FacebookTwitterWhatsApp

Os novos integrantes do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) são investigados pelos crimes de de homicídio, organização criminosa, tráfico de drogas e roubo. Eles foram inseridos na ferramenta nesta terça-feira (16), após a saída de oito nomes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na carta ‘Dama de Paus’ foi inserido Angelo Martins de Cerqueira Neto, o "Tio Chico", que possui três mandados de prisão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo. De acordo com investigações da Polícia Civil, ele determina as ações de um grupo criminoso, além de ordenar 'ataques' para enfraquecer uma facção rival, na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O novo representante da carta 'Seis de Paus' é Elismar Santana da Paixão, conhecido como "Thubi" ou "Tinho". Com atuação em Salvador e Simões Filho, o foragido da Justiça foi indiciado por integrar uma organização criminosa, envolvimento com tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a denúncia do Ministério Público da Bahia, Elismar age na região de Simões Filho como gerente do tráfico, responsável por fazer a distribuição de drogas e armas nas localidades de Góes Calmon, Santo Antônio, Rio da Pedras e Galo. Além de comandar e coordenar 'ataques' contra o grupo rival nos bairros de Castelo Branco e Palestina, em Salvador. Ele atua em parceria com Fabio dos Santos Nascimento, o "Fabão" ou "Jibóia", atual 'Oito de Espadas' do Baralho.

Elismar já foi alvo da 'Operação Borderline’' da Polícia Civil, que teve o objetivo de identificar a atuação de um grupo criminoso nos bairros de Valéria e Palestina, além de algumas localidades do município de Simões Filho.

Por fim, Uelquer Silva de Araújo, conhecido como "Porquinho", passa a ilustrar a carta 'Cinco de Paus'. Envolvido no tráfico de drogas, ele atua na capital, nos bairros de Pero Vaz e Santa Mônica. Uelquer tem condenação pelos crimes de homicídio na forma tentada e consumada.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, no dia 28 de setembro de 2008, Uelquer juntamente com um comparsa, disparou diversos tiros contra Emerson Xavier dos Santos Filho, porém a vítima não foi a óbito.

Durante a ação, a irmã de Emerson, Stephany Silva de Jesus, também foi alvejada. A jovem foi levada para o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo no dia 3 de outubro daquele ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp