Olimpíadas

Segurança em Salvador nas Olimpíadas será reforçada em pontos estratégicos

Publicado em 03/08/2016, às 09h42   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Durante as partidas que serão realizadas em Salvador nos Jogos Olímpicos da Rio 2016, as ações da Segurança Pública se associarão às da defesa, lideradas pela Marinha, através do 2º Distrito Naval, para garantir a ordem no evento. O esquema voltado para o grande evento foi divulgado nesta terça-feira (2), na Vila Militar do Bonfim, na Cidade Baixa.  
Segundo foi anunciado, o efetivo, que contará com quase 4 mil profissionais das polícias Militar, Civil, Técnica e Federal, além do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal; será distribuído nos arredores da Arena Fonte Nova, nos pontos turísticos, nos hotéis Catussaba e Grand Hotel Stella Maris, centros de treinamento, aeroporto, rodoviária e estações de transbordo.
Apesar do foco em pontos estratégicos, o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, garantiu que a atuação será a mesma em toda a cidade. "Não vai haver nenhuma alteração no nosso policiamento ordinário, muito pelo contrário, durante os jogos estaremos com todas as nossas tropas onde se encontram até hoje e com policiamento mais reforçado ainda, principalmente, nas vias de acesso", disse Brandão ao Bocão News.
As delegações que seguirão para os jogos serão acompanhadas por equipes de batedores com 8 motos e 3 viaturas.
O trânsito nos arredores da Arena Fonte Nova será modificado e o controle de acesso à região será restrito em três níveis. Na primeira barreira, qualquer pessoa poderá passar a pé e veículos comuns apenas terão acesso com a Permissão de Acesso Veicular (VAPs). No segundo nível, que contará com revistas, apenas quem portar ingressos para as partidas do dia terá acesso. Enquanto que a última barreira será a mais exigente, onde só poderão ter acesso ao estádio que estiver com ingressos do dia e VAPs. Este nível terá o auxílio de detectores de metal.
Ao Bocão News, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernadino Brito Filho, explicou que, além do trabalho já realizado, o efetivo atuará com foco nas particularidades dos jogos. "Trabalharemos também na investigação de fatos específicos das Olimpíadas", disse. Caso necessário, explicou Bernardino, o policiamento será realizado com o COE (Centro de Operações Especiais) nos locais onde as delegações olímpicas estiverem hospedadas.     
A ação abrangerá um raio de 400m ao redor da Arena Fonte Nova, podendo chegar a 1,5km. Serão montados 13 postos de abordagem, realizados pela CIPE e Batalhão de Choque da PM. Não serão permitidos, entre outras coisas, de acordo com o Estatuto do Torcedor, entrar na Arena com mochilas, jaquetas fechadas, animais, lasers, megafones, bolas infláveis e etc.
Após a apresentação do esquema de segurança, o Batalhão da Polícia de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) fizeram um demonstrativo para a imprensa, já exposto com exclusividade pela reportagem do Bocão News.
GALERIA
Publicada originalmente dia 2, às 13h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp