Política

SSP rebate e chama declarações de ACM Neto de "equivocadas"

Publicado em 21/06/2017, às 18h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o prefeito ACM Neto criticar o sistema da Segurança Pública, a Secretaria rebateu as afirmações do gestor soteropolitano e chamou suas declarações de "equivocadas". Segundo Neto, em entrevista na Rádio Sociedade, existe passividade diante do problema que se alastra pelos municípios baianos.

Confira a nota da Secretaria de Segurança Pública, na íntegra:
Sobre as declarações equivocadas do prefeito a ACM Neto, a SSP garante que não há localidade, bairro ou município que a polícia baiana não entre. O alto e cada vez crescente número de produtividade policial demonstra isso. Chamar as ações da polícia de passivas chega a ser um desrespeito às instituições policiais, que se dedicam de maneira árdua para proteger os baianos. 
Todos os grandes líderes de quadrilhas foram retirados de circulação e se encontram em presídios federais graças às ações de inteligência promovidas pelos policiais baianos. Os grandes grupos de assalto a banco, por exemplo, já foram capturados, o que reflete na redução dos ataques, em queda desde 2016, seguindo a mesma tendência este ano.
Nunca se prendeu tanto e os números demonstram essa realidade, no entanto, a Bahia, como os demais estados brasileiros, sofre com as leis defasadas, que não punem com rigor aqueles criminosos que, mesmo retirados de circulação, retornam ao convívio da sociedade em curto espaço de tempo. 
Nunca se investiu tanto na Segurança Pública na Bahia. Só em 2016 foram mais de R$ 229 milhões aplicados na melhoria das estruturas, que incluem a renovação da frota com cerca de 2 mil viaturas, no lançamento de novas unidades policiais, principalmente no interior do estado e na aquisição de novas tecnologias a favor da segurança. Nestes valores não estão inclusos os gastos da SSP com folha de pagamento e outras ações de remuneração dos profissionais da segurança pública, que somadas, ultrapassam a casa dos R$ 4 bilhões.
Foram 13 Distritos Integrados de Segurança Pública (DISEPs) inaugurados em pouco mais de dois anos, sem contar as novas delegacias, as sedes de Companhias Independentes lançadas em todas as regiões do estado, os investimentos em tecnologia, com a entrega do Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho e de outros 13 Centros de Integrados de Comunicações, interligando todo o estado. Tudo isso unido à contratação de novos profissionais, sendo mais de dois mil PMs, cerca de 700 PCs e 120 peritos, além dos bombeiros, totalizando quase 2.800 mil novos profissionais da segurança pública incorporados aos quadros. 
Por fim, entende que Estado e Município devem caminhar juntos na busca por soluções que afastem os jovens baianos do mundo das drogas, principal responsável por mais de 70% dos crimes cometidos não só na capital. Politizar a pauta da segurança, tão necessária à vida dos baianos, em nada colabora para resolver o problema. Reforçamos a ideia de que a educação é a base de tudo e, neste contexto, o município pode ajudar e muito a salvar as crianças e jovens que vivem em situações de risco diariamente, promovendo mais educação, lazer e infraestrutura nos bairros.
Matéria Relacionada:
A gente não percebe estratégia de inteligência, diz Neto sobre Segurança Pública

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp