Polícia

Delegado diz que padre foi morto por dupla e crime pode ter sido planejado

Imagem Delegado diz que padre foi morto por dupla e crime pode ter sido planejado
Corpo de religioso foi sepultado nesta terça-feira e reuniu multidão de fiéis  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/10/2014, às 06h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O delegado Marcelo Sansão, que atua no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou na noite desta terça-feira (7) que o padre Francisco Carlos de Souza, encontrado morto no bairro de Stella Maris, em Salvador, foi assassinado por dois homens.
"A gente tem a citação por informação de terceiros, de que a vítima teria sido perseguida, gritado por socorro, quando um dos autores o alcança, o segura, e o outro [segundo comparsa] vem e o golpeia", detalha o delegado ao G1 Bahia.  Apesar das pistas, o delegado ainda não tem informações a respeito da identidade e paradeiro de suspeitos.
Sansão afirmou também que o primeiro golpe desferido pelos criminosos atingiu as costas da vítima, que depois foi arrastada para um local mais escondido, onde foi atingida por mais 17 golpes. "Eu trabalho, atualmente, com 90% da hipótese da questão de homicídio, até pela forma, pela violência, pelo instrumento utilizado no crime e pelo local", detalhou. Para o delegado, a escolha do local do crime pode ter sido feita previamente pelos criminosos. "Acredito que o local tenha sido premeditado, estudado pelos autores da prática", informou sobre as características do espaço onde a vítima foi encontrada, normalmente deserto aos domingos.
O depoimento de um amigo da vítima, que teria dito que o religioso registrou queixa por ter sido roubado e por sentir-se inseguro diante disso, está sendo apurado.
"Essa informação da queixa, a gente tem o seguinte: no extrato dele, que a gente traz do Portal da SSP, esse registro não consta. A gente trabalha [com a informação], porque a gente não sabe qual foi a unidade que ele fez esse registro, esse eventual registro. A depender da unidade, talvez ele tenha feito no SIGIP [Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial]", informou. Ele disse que o SIGIP será visto nesta quarta (8).
Segundo o delegado, o notebook do padre foi recolhido da residência para investigação, como também o celular dele, que foi encontrado no local do crime. "A gente faz a apreensão de um notebook que ainda está sendo trabalhado porque tem senha. Mas o aparelho celular que foi encontrado, não foi subtraído, o celular se encontrava dentro da bermuda. É o que eu acho que vai nos ajudar bastante", destacou.


Caso
Padre Francisco sumiu ao sair de casa para realizar uma missa no Santuário Mãe Rainha, onde atuava no bairro do Stiep. O corpo do paróco foi encontrado na tarde de segunda-feira (6), com diversas marcas de perfurações. A hipótese de homicídio é a principal linha de investigação adotada pela Polícia Civil para explicar a morte. Nenhum suspeito foi detido até agora.

Ele foi sepultado na tarde desta terça-feira (7), no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador. A cerimônia reuniu familiares, amigos, padres, fiéis, além do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp