Polícia

Comunidade acredita em redução de violência no Uruguai com Base Comunitária

Imagem Comunidade acredita em redução de violência no Uruguai com Base Comunitária
Serão 60 policias em uma área de 2 km quadrados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/07/2014, às 09h33   Lucas Franco


FacebookTwitterWhatsApp


A inauguração da décima quarta Base Comunitária de Segurança do estado da Bahia, no bairro do Uruguai, em Salvador, teve as presenças de autoridades, cerimônia e execução do hino nacional do Brasil, na manhã  desta quarta-feira (23). Serão 60 policias em uma área de 2 km quadrados, com investimento de R$ 487 mil.

Estiveram presentes o governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro e a responsável por cobrir a área, tenente Rosana Vieira.



Pessoas próximas da base, que fica na Rua Régis Pacheco, se disseram satisfeitas com o reforço de segurança. "Graças a Deus, eu fico feliz. Já trabalho aqui há sete anos. Era perigoso, mas agora estamos em um mar de rosas. Ninguém nunca mexeu comigo, mas com outras pessoas não sei dizer", conta a dona de uma cantina próxima da base, Antônia Queiroz.

O reforço policial, porém, não é a única medida para melhorar a segurança, opinou o governador. "Trazer segurança não é só fazer policiamento, mas também garantir oportunidades aos jovens, para afastá-los das drogas. Ninguém tem solução mágica para a segurança, mas vamos vencer essa batalha dos que não querem a tranquilidade do povo".




Os números recentes em outras bases comunitárias credenciam o bairro do Uruguai a reduzir seus índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), acredita o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. "O projeto de base comunitária vem desde abril de 2011, e o índice de violência tem diminuído entre 45% e 50%. É um acompanhamento diferenciado, junto com a comunidade". A situação de Amargosa, segundo o secretário, será solucionada com a chegada de mais policiais. "Estamos com aumento de efetivo para dar estabilidade institucional na cidade. Esperamos resultados dos novos investimentos para tomar novas medidas", reflete.



A relação de amizade entre comunidade e Polícia Militar é um dia instrumentos para o projeto dar certo no bairro do Uruguai, alega a tenente Rosana Vieira, responsável pela base. "Eu me apresentei na base no final de março. Já conheço a área há uns cinco anos, e fizemos um estudo sobre aqui. O objetivo é trazer segurança e aproximar comunidade e polícia. Quebrar o mito de que comunidade e polícia não podem se unir".

Estudante de um colégio público próximo, Tayanne Viana acredita que a aproximação com a polícia irá acontecer. "Vai ser bem melhor para a gente, mais segurança e proteção". O comandante geral da PM, coronel Castro, enxerga que o momento é especial. "É hora de se aproximar com a população".

Confira mais fotos da inauguração da base comunitária do Uruguai na galeria (clique aqui)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp