Polícia

Vídeo: guardas municipais são acusados de agressão no Elevador Lacerda

Imagem Vídeo: guardas municipais são acusados de agressão no Elevador Lacerda
Clima tenso foi registrado por um celular  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/07/2014, às 06h16   Alessandro Isabel (Twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo enviado para a reportagem do Bocão News mostra uma confusão no Elevador Lacerda, um dos cartões postais de Salvador. Envolvidos no bate-boca estão guardas municipais do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), um baleiro e pessoas que testemunharam o tumulto.
De acordo com um leitor do Bocão News que filmou a ação, o baleiro foi parado pelos guardas depois de não pagar R$ 0,15 referente a tarifa que dá acesso as cabines do elevador.

“Eu vi desde o início e testemunhei a forma despreparada que eles (guardas) interceptaram o rapaz. Eles não devem tocar nas pessoas, muito menos empurrar um cidadão sem antes tentar dialogar. Não existe justificativa para a violência cometida”, disse Lucas Thauan, que trabalha como funcionário público.

Nas imagens é possível ver a confusão. O baleiro, de camisa amarela, é barrado pelo guarda municipal no corredor de acesso. Eles trocam empurrões e depois de muito bate-boca vem a agressão. De acordo com Carlos, que tentou intervir, a mercadoria do baleiro terminou no chão. “Várias pessoas ficaram indignadas com a agressão”, diz Thauan.

Depois de muita confusão e gritaria, o funcionário público pagou os 15 centavos. O baleiro recolheu mercadoria no chão e conseguiu ter acesso ao elevador. O caso aconteceu no início da noite da última segunda-feira (14).

Por meio de nota a Guarda Municipal justificou:

A respeito de uma ocorrência no Elevador Lacerda envolvendo Guardas Municipais, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) informa que na ocasião um cidadão queria acessar o equipamento público sem realizar o pagamento do transporte. Conforme é possível visualizar no vídeo, o cidadão em questão não possui nenhum tipo de identificação que possa garantir gratuidade ao transporte. 

Diferente do relato, não ocorreu agressão, ao contrário os agentes sim foram empurrados e desacatados. Sendo apenas contido e vetado o acesso do cidadão ao Elevador por não ter pago o valor da tarifa, desrespeitando inclusive a presença dos agentes da Guarda Municipal do Salvador (GMS) que atuam no local para garantir a prestação dos serviços ao cidadão e manutenção da ordem
”.





Nota originalmente postada dia 16


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp