Polícia

Maurício Barbosa diz que Guarda Municipal não pode acobertar erros

Publicado em 09/08/2017, às 20h26   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa comentou sobre os recentes fatos que envolvem a Guarda Municipal de Salvador. Para ele, a corporação não pode acobertar erros. No entanto, o secretário destacou tanto o esforço da corporação, quanto a importância de corrigir os erros.

“A Guarda Municipal de Salvador ela é uma guarda tem muito pouco tempo, se comparada a outras guardas municipais do Brasil. E obviamente que vão passar por situações, como já foi dito aqui, mas o principal é aprender com seus erros e fazer com que esses erros não sejam cometidos novamente, e que não haja de forma alguma por parte da instituição a tentativa de acobertar esses erros”, afirmou em entrevista ao programa Se Liga Bocão, da rádio Itapoan FM, na noite desta quarta-feira (9).

Barbosa ainda falou da nova força policial, a Companhia de Patrulhamento Tático (Patamo) e de outras providências da pasta para o combate ao crime e a redução dos números da violência no Estado. Ele foi compreensivo com as possíveis deficiências da GCM e comparou com as forças geridas por ele. “Eu entendo de que todas as instituições, e isso se aplica também a Guarda Municipal, é composta por pessoas que se dedicam e que as instituições ainda estão em processo de amadurecimento. Se não são perfeitas, eu vejo um esforço muito grande daqueles profissionais e dos comandos, e que elas se tornem cada vez mais profissionais”, pondera.

O secretário estadual também mensurou a margem de erros da GCM comparando e exemplificando pela Polícia Militar. “Não se pode dizer que numa corporação, não sei qual o efetivo da Guarda Municipal, de 1500 pessoas, você não tenha uma pessoa que não venha cometer um desvio de conduta”.

O gestor da segurança estadual destacou a postura profissional diante de possíveis desvios de conduta. “Como numa corporação como a Polícia Militar, com 33 mil, você não vai ter uma pessoa que cometa um desvio de conduta. Agora, qual a postura institucional com relação a isso”, afirma.

Maurício Barbosa também disse que como cidadão deseja, “que a guarda se profissionalize cada vez mais e que ela esteja preparada cada vez mais para exercer a sua missão constitucional, que a missão da guarda, ela é muito específica, para que cada vez mais a população de Salvador tenha uma segurança prestada pela guarda melhor”, comenta.

O secretário da SSP-BA encerrou destacando as melhorias buscadas pela GCM de Salvador, reconhecendo os avanços que tiveram nesses últimos anos em termos de aparelhamento e equipamentos. O gestor destacou o preparo dos agentes da GCM oferecido pela sua pasta. “Dei treinamento, eles têm buscado juntamente com as nossas polícias, se aperfeiçoarem. Trazer experiências de outros estados também, ou seja, agora é um processo, daqui para frente tudo é um processo e faço votos de que cada vez mais ela esteja preparada e profissionalizada para isso”, afirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp