Polícia

Mentor do furto ao Banco Central é baleado durante tentativa de fuga

Publicado em 08/08/2017, às 14h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O criminoso Antônio Jussivan Alves, o ''Alemão'', que furtou o Banco Central em Fortaleza em 2005, tentou fugir da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, na madrugada desta terça-feira (8), e acabou sendo baleado. A fuga ocorreu no município de Pacatuba.

Segundo a polícia, Alemão foi levado sob escolta policial para o Intituto Dr. José Frota (IJF) para receber atendimento médico. O preso foi atingido na região da barriga e passou por um procedimento cirúrgico e segue internado sob escolta no hospital, conforme a Sejus.

Outro criminoso também foi baleado durante a ação, Antônio Carlito Avelino, conhecido como ''Boi'', foi levador para o IJF, onde está sendo submetido a exames.

A segurança do hospital foi reforçada com policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam), Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) e Guarda Municipal.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou que criminosos tentaram resgatar internos do presídio, por volta de 1h20. Policiais que faziam a segurança da muralha dispararam para adverter na hora da ação, quando pessoas que davam apoio externo à fuga disparavam contra a muralha. Um policial foi atingido de raspão durante a troca de tiros. Segundo a Sejus, não houve fugas.

Alemão, um dos mentores do furto ao Banco Central, ocorrido na madrugada de 6 de agosto de 2005, em Fortaleza. Segundo a Polícia Federal, foram levados do cofre R$164,7 milhões.

O preso foi sentenciado a mais de 100 anos de prisão por diversos crimes, entre eles lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Em 2008, ele foi setenciado a 49 anos e dois meses na primeira instância, teve pena reformada pelo TRF-5 para 35 anos e 10 meses de prisão.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp