Polícia

Denúncia aponta precariedade em sede da 49ª CIPM de São Cristóvão

Publicado em 21/07/2017, às 18h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Desde dezembro do ano passado, quando a Defesa Civil de Salvador interditou o prédio onde funcionava a 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no bairro de São Cristóvão, em Salvador, a sede passou a funcionar provisoriamente na Avenida General Severino Filho, em Itapuã. Há mais de seis meses, os policiais reclamam de transtornos para executar os serviços rotineiros.

Em contato com a reportagem do BNews, um denunciante, que preferiu não ser identificado, disse que o espaço não é apropriado nem para homens e nem para mulheres que trabalham na 49ªCIPM, além da insegurança do local. Cerca de 20 metros quadrados são disputados por oito a 10 policiais. Os galões de água ficam armazenados na sala de rádio. Goteiras e falta de higiene também foram apontadas como problemas enfrentados pelos policiais.

Ainda conforme a denúncia, o espaço seria de um módulo que não tem condições de abrigar uma CIPM. Atendimento, recepção e copa funcionam no mesmo cômodo. A 49ª CIPM é composta por 98 militares, entre administrativo e os que atuam nas ruas, além dos que estão afastados com restrições médicas.

Além do problema do imóvel que abriga a companhia, outro problema é o efetivo. Segundo o denunciante, o efetivo diário de oito policiais em três viaturas são responsáveis pela segurança dos bairros: Mussurunga, São Cristóvão, Parque São Cristóvão, Vila Verde, parte da Estrada Velha até às proximidades com Cajazeiras, Cassange, Cia até a BR e Jardim das Margaridas.

O Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar da Bahia (DCS/PMBA) divulgou uma nota para a imprensa rebatendo as denúncias e afirmou que “a estrutura provisória é pequena, modesta, mas digna, e atende as necessidades do efetivo empregado”. Leia a íntegra da nota:

A Polícia Militar da Bahia esclarece que não houve interrupção do fornecimento de energia elétrica na sede provisória da 49ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

No ano passado, após reforma da farmácia que funcionava no térreo do mesmo prédio alugado da sede 49ª CIPM , a PM relocou, provisoriamente, do bairro de São Cristóvão para Itapuã a sede da unidade diante do risco de colapso na estrutura.

Desde então, a corporação tem buscado alugar outro imóvel em São Cristóvão, mas como houve problemas na entrega da documentação por parte dos proprietários do novo prédio, outro imóvel já foi localizado e está em tramitação para efetivação do aluguel.

A PM ressalta ainda que a estrutura provisória é pequena, modesta, mas digna, e atende as necessidades do efetivo empregado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp