Polícia

Seap realiza inauguração e requalificação de unidades abrindo 919 vagas

Publicado em 13/06/2017, às 18h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de ter situações precárias em unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Mata Escura, denunciadas no programa Profissão Repórter, da Rede Globo, na última quarta-feira (7), o Governo do Estado com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) anunciaram melhorias em unidades. Foi entregue nesta terça-feira (13), o novo Conjunto Penal de Salvador, com 919 vagas e a requalificação do Anexo do Presídio Salvador.

Na inauguração que contou com presença do secretário da Seap, Nestor Duarte Neto e autoridades do judiciário baiano e da Polícia Militar (PM), entre outras autoridades de órgãos e poderes do Estado, além de civis e servidores da pasta. Segundo a Seap, com recursos do Governo do Estado, em torno de 33 milhões, o órgão construiu o Conjunto Penal de Salvador, que tem capacidade para 683 presos, e realizou uma requalificação total do Anexo do Presídio Salvador, com 236 vagas.

Além de zerar o déficit de vagas prisionais no Estado, o secretário Nestor Duarte, em seu discurso, enalteceu a importância da ressocialização dos presos. "O Conjunto Penal de Salvador, o Anexo do Presídio Salvador, os recentemente inaugurados Conjuntos Penais de Barreiras e Vitória da Conquista, já atendem todas as diretrizes da Lei de Execuções penais, visando a valorização de um espaço mais humanizado e seguro", destacou.

Ainda segundo Nestor, os investimentos feitos pelo Governo no sistema prisional acrescentaram 3.642 vagas ao sistema, e ainda no primeiro semestre desse ano a pasta vai inaugurar os novos conjuntos penais de Irecê e Brumado, que somarão mais 1.066 vagas. Ao fim dessas inaugurações, a Seap será o primeiro Estado brasileiro a zerar o déficit penitenciário.

Conjunto Penal de Salvador

A unidade é formada por painéis pré-fabricados com quatro vezes mais resistência que o concreto comum. Além disso, o dispositivo de abertura e fechamento das portas será monitorado pela parte superior da cela, o que diminui os possíveis riscos de coação dos monitores de ressocialização prisional.

Ainda no campo da segurança, o conjunto penal possui detector de metal nas três modalidades (pórtico, manual e banqueta); câmeras com circuito de CFTV; Raio X de esteira; bloqueador de sinal de celular, e scanner corporal.

A unidade conta com salas para vídeo audiência; salas de aula; salas multiuso; posto de saúde com gabinete médico e dentário; laboratório de informática para internos; e espaços diversos para oficinas de trabalho e educação.

Anexo do Presídio Salvador

Segundo a Seap a requalificação do Anexo do Presídio Salvador inclui toda a estrutura da unidade, incluindo áreas internas e externas.

Na parte interna, entre tantos serviços, podemos destacar o reforço de todas as paredes, grades e pisos das celas, além da troca de todas as portas e do sistema de esgoto. A iluminação das celas também foi retificada e agora, além de ecológica, possui um sistema de anti violação. Houve ainda a reforma total das salas de aula, das celas para espera e das celas de seguro.

Foi feita também a modificação no sistema de distribuição de alimentos e de água, este último, para permitir manobras individuais por cela e por equipamento, por exemplo, separar vasos de pias.

Na área externa podemos destacar a recuperação de todas as quadras de esporte e dos espaços de convivência, como também a criação de um espaço religioso ecumênico. Além disso, o alojamento e banheiros de uso dos servidores foi reestruturado em sua integralidade.

O presídio também ganhou um novo sistema de bombas d'água assistido por comando eletrônico que atenderá tanto o prédio anexo quanto o principal.

No quesito segurança, cabe ressaltar a recuperação de toda a área de vigilância e iluminação do presídio, e a construção de uma sala de monitoramento com sistema de vigilância CFTV.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp