Polícia

Polícia baiana garante prisão do suspeito de participar do roubo do Paraguai

Publicado em 28/04/2017, às 11h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Paulo César Alves Filgueiras, mais conhecido como “Paulo Escopeta”, foi preso na tarde desta quinta-feira (27), no Paraguai, na cidade de Capitã Bado. Com Paulo também foi preso Fernando Lumes, que é sobrinho e homem de confiança de Zé de Lessa, o criminoso mais procurado do estado da Bahia. Ambos são suspeitos de participação no maior assalto já registrado no país, quando foram levados U$ 120 milhões de uma transportadora de valores.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os bandidos só permanecerão presos por conta de um mandado de prisão, que a Polícia Civil da Bahia conseguiu e foi expedido pelo titular da 2ª Vara Crime de Eunápolis, juiz Heitor Awi Machado de Attayde. Paulo Escopeta, que é ex-policial, é considerado um dos maiores líderes criminosos e representante de uma organização de São Paulo, com ramificações na Bahia.

A polícia paraguaia não tinha provas suficientes para mantê-los detidos, conforme explicou o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Ricardo Brito. De posse do documento, a Polícia Federal Brasileira efetuará o cumprimento da prisão dos acusados. Na Bahia, as ações da dupla envolviam além dos assaltos a banco - entre eles o último praticado na agência do Banco do Brasil de Irecê - sequestros mediante extorsão.

Segundo o titular da 23 Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Eunápolis), delegado Moisés Damasceno, em um dos casos registrados esse ano naquele município, o grupo de Paulo Escopeta conseguiu extorquir R$ 250 mil, pagos pela família da vítima, um adolescente de 16 anos. E sob a acusação deste crime que eles permanecerão encarcerados à disposição da Justiça.

A dupla, que ainda se encontra no Paraguai, será apresentada em Ponta Porã, no Paraná, e logo será transferida para a Bahia onde irá responder a todos os crimes cometidos no estado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp