Polícia

Assista: agentes filmam portas danificadas e buracos em celas da Lemos Brito

Publicado em 19/01/2017, às 13h50   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Agentes penitenciários fizeram uma revista, conhecida como “baculejo”, em celas do módulo cinco da Penitenciária Lemos Brito, no Complexo Penitenciário Salvador, no bairro da Mata Escura, na manhã desta quarta-feira (18). De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), que registrou as imagens, o objetivo da ação foi identificar possíveis buracos ou outros meios que pudessem facilitar a fuga de internos.

Durante as ações, que tiveram apoio do Batalhão de Guarda da Polícia Militar, os agentes registraram portas danificadas, com dobradiças quebradas, chapa solta e algumas presas com pedaços de pano e arames. Segundo o Sinspeb, mais da metade das portas das celas do módulo cinco está com defeito, o que oferece facilidade, tanto para a fuga dos presos, quanto para saírem a hora que quiserem do cárcere.

Durante as revistas, também foram encontrados buracos nas paredes. O sindicato explica que estes buracos têm algumas finalidades, a exemplo da comunicação entre presos, o transporte de objetos quando a cela está fechada, além de uma forma do interno demonstrar a fragilidade da própria estrutura.

O coordenador do Sinspeb, Geonias Santos, chama atenção para a estrutura das paredes da cela. “São de blocos vermelhos e reboco com cimento, quando na verdade as paredes deveriam ser de concreto e placas de aço. Este módulo da Lemos Brito existe há cerca de 50 anos e nunca passou por qualquer manutenção significativa, apenas reparos”.

Durante a revista também foram encontrados aparelhos celulares, além de presos portando quantias em dinheiro, entre R$ 200 e R$ 500. Apesar de portar os valores, os agentes não podem apreender, pois não existe recomendação no Código Execução Penal para tal procedimento.   

Assista:



Publicada originalmente dia 18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp