Polícia

Índice de homicídios cai na Bahia, diz secretário

Publicado em 13/07/2011, às 10h22   Milene Rios


FacebookTwitterWhatsApp


O secretário de seguranca pública do estado, Maurício Barbosa, apresentou os índices de ações do primeiro semestre de 2011, na manhã desta quarta-feira (13).

De acordo com os resultados da SSP, numa comparação com o mesmo período do ano passado, o número de homicidios diminuiu este ano, a reduçao foi de 16% em toda a Bahia. Em salvador, este indice apresentou queda de 13,5% e na Região metropoitana o decréscimo, foi de 8,2%.

O secretário diz que tem "trilhado caminhos" para combater o crime, e "a policia deve estar onde o crime estiver". Para ele esta redução é um número bastante considéravel, resultado de um trabalho intenso e efetivo das polícias militar e civil e para que o crime continue diminuindo na Bahia, o obejtivo é aumentar a parceria destes policiais, dando continuidade às atividades conjuntas e trabalhar com critérios que intensifiquem ainda mais o combate ao crime.

Segundo dados apresentados nesta manhã pela Secretaria de Segurança Pública, em 2010, foram registrados nos primeiros seis meses na Bahia, 2.706 homicídios contra 2.273 casos já ocorridos este ano. Na capital o comparativo foi de 917 assassinatos no primeiro semestre do ano passado, com 793 registrados este ano, na região metropolitana, ocorreram 306 homicídios em 2010, havendo redução para 208, no primeiro semestre de 2011.

Secretário fala dos programas criados pela SSp
Maurício barbosa destacou que esta redução se deve às ações utilizados pela SSp, como o programa Pacto pela Vida, a criação da Base comunitária do calabar, uma área considerada uma das mais complicadas pelo secretário, por conta das recorrentes disputas de drogas pelos traficantes, hoje, já é vista com outra realidade. Citou ainda a criação do DHPP (Departameno de Homicídios e Proeção à Pessoa) que dispõe de seis delegados e um efetivo de 120 policias, especializados em solucionar crimes contra a vida, além de 110 profissionais de apoio.

Para continuar intensificando o combate ao crime na Bahia e garantir melhores resultados na diminuição da violência, a secretaria pretende criar ainda novos critérios como reformas e construções de bases policias, reforçar a atenção nos perfis dos policiais, desenvolver maior interação entre a polícia civil e militar, aumentar o número de policiais e viaturas além de trabalhar em cima das questões territoriais analisando as prioridades.

Apesar da diminuição de homicídios no estado, os números de tentativas de homicídio e latrocínios (roubo seguido de morte), apresentaram aumento e a população continua convivendo com o crescimento da violência. Nos primeiros seis meses do ano foram registrados 61 latrocínios, contra 51 no mesmo período do ano passado, representando um crescimento de 19,6%, no caso das tentativas de homicídos na Bahia, o aumento foi de 3,8%: 1.531 em 2011 e 1.474 em 2010.
Polícias civil e militar contra o crime na Bahia
A Bahia é apontada como o segundo estado onde mais ocorre assaltos e arrombamentos de caixas eletrônicos, com 61 casos registrados somente este ano, perdendo apenas para São Paulo que registrou 283 ações. O delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge destacou os investimentos que estão sendo feitos para combater este tipo de crime na Bahia, como a criação da força-tarefa para repressão de assaltos a bancos, tanto na capital quanto no interior do estado. O delegado aposta também no trabalho conjunto das polícias Civil e militar e afirma que o interior do estado vai receber inensificação das bases e dos trabalhos, além de reforço policial.

Delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge

O Comandante Geral da Polícia Militar,  Coronel Alfredo Castro, reforçou as palavras do secretário Maurício Barbosa, com relação aos trabalhos no Nordeste de Amaralina e Calabar, aumentando o efetivo de policiais na área. Além disso as blitz e abordagens realizadas pela polícia miliar serão intensificadas e mais ostensivas em toda capital baiana. No interior do estado o efetivo de policiais terá aumento e as unidades especializadas sobem de 29 para 59, de acordo com Castro.

Comandante Geral da Polícia Militar,  Coronel Alfredo Castro

O secretário de comunicação do Estado, Robinson Almeida, também esteve presente na coleiva

Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp