Polícia

PM nega agressão a estudantes durante manifestação; Uneb repudia ação militar

Publicado em 02/09/2016, às 12h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Um ato de estudantes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), nesta quinta-feira (1º), na avenida Silveira Martins, no Cabula, terminou em confusão com a Polícia Militar. Os alunos protestavam contra a posse do presidente Michel Temer. Porém, os manifestantes afirmaram que o protesto estava sendo realizado apenas em uma das vias e não impactava no trânsito da região. 
Ainda de acordo com os estudantes, durante o ato, policiais militares chegaram até o local e agrediram alguns manifestantes. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um estudante sendo arrastado por policiais em direção a uma das viaturas que acompanha o protesto. 
Porém, através de nota enviada à imprensa, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) negou que tenha ocorrido agressão e prisão de qualquer estudante. Segundo a polícia, "em virtude da forte reação contrária à liberação da via, foi utilizado spray de pimenta como último recurso". 
Nota da Polícia Militar 
"A Polícia Militar da Bahia acompanhou, na noite de quinta-feira (1°), uma manifestação na frente da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) no bairro do Cabula com o objetivo de oferecer segurança aos manifestantes e garantir o direito de ir e vir das pessoas.
Este acompanhamento foi realizado por policiais militares da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) com o policiamento empregado diariamente no entorno da universidade, que iniciaram de imediato a negociação para a liberação da rua Silveira Martins, principal via de acesso ao Hospital Roberto Santos, bloqueada pelos manifestantes.
Uma viatura da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) em diligência tentou passar pelo local, mas foi impedida pelos manifestantes. A guarnição da Coppa também negociou a liberação da via e, em virtude da forte reação contrária à liberação da via, foi utilizado spray de pimenta como último recurso.
A PM esclarece que não houve agressão física e nem prisão de manifestantes, bem como nenhum policial adentrou na referida instituição de ensino. A 23ª CIPM, unidade responsável pelo policiamento do bairro, permaneceu no local em acompanhamento até o término da manifestação.
A Polícia Militar reitera que o papel da instituição em manifestações é acompanhar o direito constitucional de liberdade de expressão com o objetivo de garantir a ordem pública, a integridade física dos manifestantes, bem como a do patrimônio público, porém sem permitir que o direito de ir e vir do cidadão seja impedido".
Apesar dos esclarecimentos, a Uneb emitiu nota pública de repúdio contra ação da PM. No comunicado, a universidade ressalta "o direito constitucional ao livre exercício de expressão e de manifestação" e cobra uma resposta do Governo do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp