Polícia

Immobilis: MP-BA apresenta suspeitos de fraudar transações imobiliárias na Bahia

Publicado em 27/08/2016, às 10h32   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O promotor Luciano Gusgnone, do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminozas do Ministério Público do Estado da Bahia (GAECO), apresentou na tarde desta sexta-feira (26), em coletiva de imprensa, detalhes da Operação Immobilis. Ele detalhou como funcionava o esquema fraudulento que tinha participação de um juiz do estado do Piauí e consistia na transferência fraudulenta de imóveis para terceiros.
De acordo com o promotor, o grupo simulava a presença de pessoas em ações judiciais sob cuidados do ex-juiz de direito Cícero Rodrigues Ferreira Silva, da comarca Canto do Buriti, no Piauí. A partir de então, sem conhecimento do proprietário, eles conseguiam o cancelamento da hipoteca do imóvel e a transferência para o nome de membros do grupo criminoso. 
Feito isso, a quadrilha negociava os imóveis para terceiros em geral, de boa fé, informou o promotor. De acordo com MP-BA, o grupo atua desde 2012 e já fizeram aproximadamente 200 fraudulências de imóveis. A investigação que começou no inicio deste ano, ainda está em andamento e chegou a alguns dos criminosos. 
Ao todo, foram cinco mandados de prisão temporária, sendo dois sido cumpridos: O juiz Cícero Rodrigues Ferreira Silva, do Piauí, e Aloísio Dantas de Moraes. Cinco mandados de condução coercitiva, sendo dois sido cumpridos: Iana Vinhas de Novaes e Antonio Bruno Costa Sabacci, ambos na Bahia, além de mandados de busca e apreensão.
Na Estrada do Coco, mais especificamente no condomínio Vilas do Bosque, agentes da polícia civil foram em busca de Fred Brito de Andrade, mas ele não foi encontrado. Como ainda falta o cumpimento de alguns mandados, a operação continua em cidades baianas de Itabuna, Itacaré e Canavieiras. Além dos estados de Rio Grande do Sul e São Paulo. 
Colaborou: Brenda Ferreira
Publicada no dia 26 de agosto de 2016, às 16h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp