Polícia

Grilagem de Terras: polícia cumpre mandados de busca e apreensão no oeste baiano

Publicado em 25/08/2016, às 07h31   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta quinta-feira (25), por determinação da Vara do Crime Organizado, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Departamento de Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil da Bahia, estão sendo cumpridos mais de 30 mandados busca e apreensão de documentos, e conduções coercitivas. A ação faz parte da Operação Oeste Legal e acontece em Barreiras, no Oeste do estado.
A operação tem o objetivo de combater grupos organizados de grilagem de terras que já aplicaram golpes com prejuízo superior a R$ 30 bilhões. A ação acontece também em Mato Grosso e no Paraná e conta com mais de 100 policiais.
Além da Vara do Crime Organizado, a Corregedoria das Comarcas do Interior do TJBA participa com a ação do juiz corregedor Márcio Braga, acompanhado de dois servidores, nos cartórios extrajudiciais de Barreiras, onde eram realizadas fraudes de documentos. Também foram expedidos mandados judiciais para os órgãos públicos Inema, Ibama e Incra.
O grupo investigado atuava com grilagem de terras no município de Formosa do Rio Preto, também no Oeste. Usando documentos fraudulentos, após conseguirem transferir as terras para os nomes de pessoas e empresas ligadas ao grupo, os criminosos faziam operações bancárias e financeiras, dando as terras como garantia.
Em seguida, após receberem milhões nas transações, repetiam o procedimento utilizando novos documentos forjados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp