Polícia

Adolescente suspeito de simpatizar com o terrorismo é apreendido em Goiás

Publicado em 30/07/2016, às 08h20   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O adolescente de 17 anos que fazia parte do grupo investigado por ser simpatizante com o terrorismo foi apreendido nesta sexta-feira (29) após ação da Polícia Federal, na cidade de Caldas Novas, Goiás, em conjunto com a Polícia Civil.
O mandado foi expedido pela juíza da vara da infância e adolescência da cidade. O pedido de prisão foi feio pelo promotor Rafael Machado de Oliveira.
Segundo investigadores, o menor e a família dele moravam nos Estados Unidos, mas foram deportados por estarem ilegalmente vivendo no país.
Há também informações de agências de inteligência estrangeiras de que uma das razões para a deportação foi a de que o adolescente já estava envolvido com supostos terroristas do Estado islâmico enquanto vivia no exterior. Ele teria contato com o grupo via internet.
Na quinta-feira (21), a Justiça Federal expediu mandado de prisão contra 12 suspeitos. Dez foram detidos no mesmo dia. Valdir Pereira da Rocha e Leonid El Kadri foram presos posteriormente.
O menor, 13º preso na operação, era suspeito, mas até então não tinha mandado de prisão. Após a Polícia Federal verificar sua participação, noticiou as autoridades de Goiás, que determinou sua apreensão.
Os 13 suspeitos compartilhavam materiais que ensinavam como construir uma bomba e disseram que a Olimpíada do Rio de Janeiro era a oportunidade de irem para o paraíso, segundo a PF.
A operação foi a primeira ação anti-terror da PF depois da aprovação da lei que tipificou os crimes dessa natureza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp