Polícia

Maiores clubes da região tentam garantir benefícios na Copa do Nordeste

Publicado em 27/07/2016, às 06h55   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Uma união entre os chamados ‘maiores’ clubes da região, com dirigentes se encontrando no Recife, nesta terça-feira (26), deu início a uma tentativa de modificar a forma de acesso para a Copa do Nordeste, que voltou a ser disputada nos últimos anos, fez sucesso com os torcedores e virou alvo de cobiça dos dirigentes.
A ideia de mudanças surge porque os maiores clubes temem ficar de fora da competição e ter perdas significativas nas receitas anuais. Nos últimos anos, o Vitória foi um dos exemplos de 'gigantes' que podem ficar de fora em caso de vexame no campeonato estadual, atual forma de acesso para o Nordestão.
Cartolas de Bahia e Vitória; Santa Cruz Náutico e Sport; Ceará e Fortaleza, bem como um representante da Rede Globo e o presidente da Liga Nordeste de clubes, Alexi Portela, se encontraram e começaram uma ação que pode prejudicar acabar prejudicando o sucesso do regional propondo mudanças na fórmula que vem dando certo.
Na reunião, a primeira proposta sugeria de duas divisões a partir de 2017, com os 12 primeiros integrantes do ranking nacional formando a primeira divisão, e outros 12 na segunda divisão, mas a fórmula foi abandonada pela falta de recursos para que uma segundona do torneio fosse patrocinada.
Uma segunda fórmula, que colocaria dentro da Copa do Nordeste os primeiros 16 integrantes do ranking nacional também acabou sendo reprovada, isto por que caso fosse utilizada, três estados ficariam sem representantes, levando-se em consideração o ranking atual.
Os integrantes da reunião não chegaram à uma conclusão, mas a discussão continua. Um novo encontro foi agendado para segunda-feira (1º), com o objetivo de que um formato beneficiando os chamados ‘maiores’ da região seja definido.
Passada a escolha de um novo formato, os clubes pretendem apresentar às federações do nordeste o que foi decidido, mas uma reviravolta ainda deve ter dificuldades para ser aprovada.
O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, em contato com os Galáticos já avisou que acha difícil que algo seja aprovado pelas federações , porque beneficia demais os ‘grandes’ e ‘mata’ os pequenos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp