Polícia

Criado em 2015, Bope já atendeu 64 ocorrências com explosivos

Publicado em 25/07/2016, às 15h07   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia já atendeu sessenta e quatro ocorrências com explosivos na Bahia em um ano e meio de atuação.
Este balanço inclui a deste domingo (24) em que um homem ameaçou detonar uma bomba durante a realização da prova da OAB na Unijorge, campus Paralela, em Salvador. A maioria dos atendimentos envolve atentados contra instituições financeiras.
Mesmo ontem tendo sido detectado um alarme falso sobre a existência de explosivo, até averiguar a veracidade do acionamento, toda situação atende a um protocolo internacional que inclui o deslocamento de tropa especializada e de equipamentos específicos para manejo de material explosivo, a exemplo de robô antibomba, entre outros.
Criado em 2015, o Bope é uma unidade especializada que atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, no gerenciamento de crises e na capacitação da tropa da PMBA e de outras forças.
Além de atuar em ocorrências com explosivos, entre as habilidades do efetivo estão o preparo para enfrentamento ao terrorismo, sequestro envolvendo reféns, descontaminação de população em massa (nas áreas de defesa química, biológica, radiológica e nuclear) e tiros de precisão (atiradores de elite).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp