Polícia

Operação da Civil realiza busca e apreensão na Emasa; dois são presos

Publicado em 30/06/2016, às 18h37   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Civil realizou uma operação de busca e apreensão na Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que fica em Itabuna, no Sul da Bahia. De acordo com o mandado obtido com exclusividade pelo site Bocão News, a polícia apreendeu documentos relativos ao controle de jornada de  retroescavadeiras e carros-pipa, após denúncia de possível desvio no uso desses equipamentos.
Além disso, houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. Há denúncia de cometimento de crimes contra as relações de consumo, peculato e condescendência criminosa (este configurado quando o servidor público deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infração). Conforme fontes do Bocão News, duas pessoas já foram presas. 
Concessão da Emasa
No último dia 3, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (Vane do Renascer) decidiu pela concessão da Emasa. 
Quatro empresas estão habilitadas para assumir a Emasa, sendo uma delas a estadual Embasa. A proposta é de que os serviços de água e esgoto no município sejam passados à iniciativa privada por um prazo de 20 anos. O prefeito defende que somente com a concessão o município poderá receber investimentos superiores a R$ 500 milhões neste prazo para aumentar a sua capacidade de abastecimento de água e tratar o esgoto produzido no município.
Hoje, cerca de 14% do esgoto produzido em Itabuna é tratado. Os dejetos são lançados diretamente no Rio Cachoeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp