Polícia

Disputa entre facções deixa população do Calabar em pânico

Publicado em 21/06/2016, às 18h46   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa por pontos de tráfico continua aterrorizando os moradores e trabalhadores de bairros populares da capital baiana. A guerra entre duas facções faz vítimas diuturnamente sem que haja medidas efetivas para por fim ao martírio cotidiano de cidadãos soteropolitanos. Não se trata de má-vontade de policiais militares e civis, contudo, a estratégia tem se mostrado ineficaz.

Dito isso, nesta terça-feira (21), os residentes da localidade conhecida como Bomba, na região entre os bairros Calabar e Alto das Pombas tiveram mais um dia de terror. A violência está na rotina, mas os gritos e tiros ouvidos em áudios que circularam em grupos de whatsapp demonstraram quão aterrorizante tem sido esta rotina.

Em nota enviada ao Bocão News, a assessoria de comunicação da Policia Militar afirma que intensificou o policiamento no Alto das Pombas de forma preventiva, após receber a denúncia sobre troca de tiros entre criminosos. "Além de apurar a veracidade do fato, a PM realizou diversas incursões no local com o emprego de equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 41ª CIPM e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp Atlântico", informa o comunicado. 

O Calabar, vale ressaltar, foi o primeiro bairro a receber uma Base Comunitária de Segurança. A instalação aconteceu em 2011 e transcorridos cinco anos os números de homicídios foi reduzido, no entanto, a disputa pelos pontos de tráfico continuam a fazer vítimas e mais: torna a vida de quem mora no local um caos.

Os muros de casas pichados com as siglas das facções, os jovens trocando recados e ameaças pelas redes sociais, e os frequentes disparos de armas de fogo demonstram a face do terror diuturno.

Ouça o áudio que circulou nesta terça

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp