Polícia

Capitão da polícia militar atira e agride verbalmente agentes da Transalvador

Publicado em 13/06/2016, às 18h26   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma confusão entre um oficial da Polícia Militar da Bahia e agentes de trânsito da Transalvador, quase termina em tragédia na noite deste domingo (12), em uma barraca de lanches localizada na Rua Consuelo Spínola, no bairro dos Barris. Segundo relato do servidor municipal a reportagem do Bocão News e nos boletins de ocorrência registrados na Central de Flagrante e Corregedoria da Polícia Militar, o capitão da PM identificado como Jacinto Marciano de Brito Santos agrediu verbalmente e efetuou um disparo de arma de fogo contra o agente da Transalvador José L. de Oliveira Santos, que não foi atingido e conseguiu escapar do ataque.

Ainda de acordo com o agente de trânsito, o fato iniciou quando o servidores municipais chegaram para lanchar no estabelecimento, quando o oficial da PM iniciou as agressões verbais, dizendo que os agentes da Transalvador eram “ladrões” e “não prestavam”, O PM teria perguntado porque José L. de Oliveira estava olhando e em seguida teria efetuado o disparo. O caso está sendo apurado pela corregedoria da PM.

O Departamento de Comunicação da Polícia Militar enviou uma nota a reportagem do Bocão News informando que está apurando a conduta do policial militar na esfera administrativa. Leia a íntegra da nota;

Após haver uma discussão entre um oficial da PMBA e agentes da Transalvador na noite de domingo (12) em uma lanchonete nos Barris, o militar efetuou um disparo de arma de fogo para cima.  Uma guarnição do 18º Batalhão foi até o local e acionou o coordenador regional, que conduziu o policial militar até a Central de Flagrantes, onde os envolvidos e as testemunhas foram ouvidos. O delegado instaurou um inquérito e recolheu a arma de fogo para a realização de perícia técnica.

A Polícia Militar da Bahia também apura a conduta do policial militar na esfera administrativa.

As superintendências de Trânsito de Salvador e Lauro de Freitas divulgaram notas de repúdio nesta segunda-feira (13). Leia a íntegra das notas.

Nota de repúdio da Transalvador

A Transalvador repudia o incidente ocorrido no último domingo (12), em uma lanchonete na Rua Conselheiro Spínola, nos Barris, quando o agente de trânsito José L. Santos foi ofendido e ameaçado com arma de fogo por um cidadão que chegou a disparar um tiro. Posteriormente identificado como Capitão da PM Jacinto Marciano de Brito, o policial foi conduzido por uma guarnição da PM à Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada.

O Superintendente Fabrizzio Muller afirma que o comportamento deste policial não representa a Polícia Militar da Bahia (PM). “Conhecemos o profissionalismo da instituição e entendemos que este foi um fato isolado, que não representa a postura da PM. Porém, não podemos admitir que ponham em risco a segurança de nossos profissionais”.

Inclusive, Fabrizzio destaca a excelente atuação da guarnição da PM que conduziu o ocorrido de forma isenta e extremamente responsável.

Nota de repúdio da Superintendência de Trânsito de Lauro de Freitas

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), por meio da Superintendência de Trânsito, ressalta a obrigatoriedade do respeito ao agente de trânsito e repudia a violência verbal e ameaça com arma de fogo sofrida pelo agente da Transalvador, José L. de Oliveira Santos envolvendo o capitão da PM, Jacinto Marciano de Brito Santos.

A Settop ressalta que o agente de trânsito é um parceiro da população para a melhoria da qualidade de vida no tráfego, mais especificamente a segurança e conforto do fluxo de pedestres e condutores de veículos.

O servidor que maneja o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é capacitado e tem autonomia sob a própria lei. Não cabe a nenhum cidadão ou autoridade afrontar, confrontar, desrespeitar e principalmente ameaçar a integridade física do agente de trânsito fora ou no exercício da sua função.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp