Polícia

Crime contra turista já pode ser registrado em qualquer delegacia

Publicado em 03/06/2016, às 12h27   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O turista brasileiro ou estrangeiro que tiver a necessidade de registrar um boletim de ocorrência poderá fazê-lo na delegacia mais próxima de onde ocorreu o fato delituoso em Salvador. A alteração foi determinada, através da portaria 240, assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, publicada na edição do Diário Oficial do Estado,desta sexta-feira (3). 
De acordo com a polícia, os principais objetivos são atender com mais rapidez as vítimas e permitir que a investigação ocorra de forma mais célere. Anteriormente os registros só podiam ser realizados na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), localizada no Terreiro de Jesus (Pelourinho). 
A cúpula da Polícia Judiciária levou em consideração, para promover esta mudança, alguns pedidos de turistas que precisaram utilizar o serviço e tiveram dificuldades. O delegado-geral informa que as delegacias territoriais (responsáveis pelas jurisdições nos bairros) devem iniciar as investigações, encaminhando, a seguir, o registro e as informações do caso para a Deltur, por meio do Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip). A partir daí, o crime passa a ser apurado em conjunto pelas duas unidades.
A portaria estabelece também que, havendo necessidade, a certidão ou boletim de ocorrência deverá ser impresso pela unidade mais próxima de onde ocorreu o crime. Brito determina ainda que os delegados, escrivães e investigadores orientem os turistas no uso da Delegacia Digital, ferramenta que garante a comodidade de prestar queixa utilizando computador. 
“Precisamos atender bem nossos visitantes e essa portaria visa a melhoria do serviço prestado pela instituição. Temos um fluxo grande de turistas em hotéis na região de Itapuã e Linha Verde e, quando acontecia qualquer situação, as pessoas tinham que se deslocar para a unidade especializada na outra ponta da cidade”, explicou, acrescentando que algumas medidas fixadas na portaria foram decididas após reunião com o cônsul-geral da Argentina em Salvador, Mariano Vergara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp