Polícia

BCS oferece curso preparatório para carreira militar em Vitória da Conquista

Publicado em 24/05/2016, às 23h29   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Jovens e adultos de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano são contemplados com curso preparatório para ingressar na carreira militar. A capacitação será dada por um grupo de policiais militares voluntários da Base Comunitária de Segurança (BCS). Pioneiro, o projeto ‘Recruta Você’ já tem superado as expectativas dos PMs que organizaram a ação e segue com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (27).

Inicialmente, o curso disponibiliza 25 vagas, com aulas realizadas no turno da noite, para possibilitar a participação de interessados que trabalhem durante o dia. As inscrições devem ser feitas na própria base, sempre em horário comercial. Segundo a comandante da BCS, capitã Lorena Santos, a ideia surgiu de um grupo de policiais da base e também de outras unidades.

“Fomos procurados pelos policiais militares que ministrarão a aula e abraçamos o projeto. É um trabalho voluntário que, além de aproximar a corporação da comunidade, muda a realidade onde estamos inseridos, inspira os nossos jovens e abre possibilidades para quem, por exemplo, não tem como pagar um curso preparatório”, conta a comandante.

Critérios

Para participar, o jovem deve possuir entre 18 e 29 anos; ter concluído ou estar concluindo o ensino médio; e ser morador de um dos pelo menos oito bairros da área da base comunitária. O curso tem duração de cerca de três meses e os policiais já pensam em novas edições do ‘Recruta Você’.

“A procura pelo curso superou, em muito, nossas expectativas. Por isso, precisaremos utilizar mais critérios para selecionar os participantes. Um deles é a renda familiar, porque nosso objetivo é alcançar o jovem que tem o sonho, mas não tem como pagar por um curso preparatório e depende dessa oportunidade. Além disso, temos interesse em selecioná-los pela conduta social na comunidade, os que não têm registros no site da Secretaria de Segurança Pública também terão prioridade, mas isso não significa que o restante não terá oportunidade”, explica a capitã.

A quantidade de vagas oferecidas está relacionada com a capacidade da sala do Infocentro da base, onde acontecerão as aulas. Mas quem for selecionado desta vez não precisa desistir. Um cadastro reserva permanecerá BCS para quando surgirem novas oportunidades.

Disciplinas

Os PMs voluntários responsáveis por ministrar as aulas são graduados ou graduandos nas disciplinas de Direto Penal, Constitucional e Administrativo, Geografia e Atualidades, História do Brasil, Português, Redação, Raciocínio Lógico, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Gênero, e Estatuto. Essas são as matérias exigidas na parte teórica do curso de formação de soldados, definidas através de edital.

Segundo a capitã Lorena Santos, os policiais militares envolvidos na ação esperam que o ‘Recruta Você’ se espalhe pelo estado e que o projeto piloto em Vitória da Conquista possa servir de exemplo. “Sabemos o quão sonhada é a carreira militar, principalmente nos mais jovens e precisamos estimular essas pessoas que querem se capacitar. Já recebemos ligações de pessoas de outras cidades nos perguntando quando haverá outros cursos. Estamos surpresos e muito felizes com o resultado que a iniciativa tem provocado”, comemorou a comandante da BCS de Vitória da Conquista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp