Polícia

Gilmar Santiago destaca redução de índices de violência em Salvador

Publicado em 01/10/2015, às 19h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Conforme considera o vereador Gilmar Santiago (PT), é preciso uma avaliação sobre os índices apresentados pelo 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. "Os indicativos não podem ser avaliados isoladamente, é preciso uma contextualização temporal desses dados, pois, constatamos a redução ou avanço daquilo a que se referem", observa. Com base nas informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o legislador pontua redução em índices de violência na capital e no Estado.
"Por exemplo, o índice de homicídios de Salvador, em 2010, era de 61,3% para cada 100 mil habitantes; em 2014, este indicativo caiu para 45,5 pontos, segundo a SSP, ou, considerado os 48,1% indicados pelo anuário, temos uma redução, o que representa a ação efetiva da polícia no combate à criminalidade", observa. Além disso, Santiago destaca uma redução de 10,3% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em Salvador no primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período ano passado. "E na Região Metropolitana, temos uma redução de 12,8%; mais um dado significativo", ressalta.
Conforme destaca o legislador, o próprio anuário indica que Salvador é a quarta capital do país, com maior redução no número de crimes violentos. Os três primeiros municípios são Boa Vista (AC), Maceió (AL) e Belo Horizonte (MG). Já em relação às nove capitais nordestinas, o estudo mostra que Salvador é a terceira com o menor número de mortes para cada 100 mil habitantes, ficando atrás de Aracaju (SE) e Recife (PE).
Outra informação que o petista considera importante é a diminuição de ocorrências contra instituições financeiras na Bahia. Segundo a SSP, entre 2011 e agosto de 2015, foram presas 687 pessoas cometendo este delito; deste total, 105 foram detidas este ano. Ainda, segundo o órgão, foram desarticuladas 91 quadrilhas neste período, das quais 13 ações ocorreram em 2015. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp